Re: servidor proxy: problemas no servico ftp

On Wed, 29 Dec 1999, Jeff wrote:

> Olá colegas!.

provavelmente a conexão ftp é do tipo ativa, i.e., você estabelece a
conexão pela porta 21 e então o servidor ftp manda os dados estabelecendo
uma conexão para a sua porta 20 (ftp-data). Como você deve ter bloqueado
os pacotes que não tenham sido iniciados a partir da sua máquina
(firewall) o download não se completa.

solução (IPCHAINS-HOWTO):

permita conexões tcp nas portas 1024-5999 e acima de 6011.

você pode verificar isto fazendo uma conexão ftp para um servidor
qualquer: (por exemplo ftp.unicamp.br)

o default é conexão ativa. faça um ls e veja se tem algum resultado.
no meu caso (também estou debaixo de um firewall, não recebo nada)

então refiz a conexão e digitei no prompt (primeiro comando apos a
autenticação) "passive".
assim consegui interagir (ls, get, ...)

[]s,
Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"
http://curiango.ipen.br/~mario                 Prov. 19.21
                   http://www.revistalinux.com.br