Re: MMSN842 - Suporte no Linux

Clovis Sena escreveu:
> [...]

>eu andei fazendo um arquivo em que relaciono todos ( ou quase ) modelos
>de placas de som/fax para maquinas Infoway ( nem a AZTECH nem a Itautec
>dao suporte ). Nao tenho mais no meu micro, mas vc encontra uma copia
>em  http://linux.brasileiro.net/~csena/diversos/ . Se nao me engano, o
>arquivo chama soundsofglory.doc ( ou zip). Nao estou online agora p
>checar; se tiver dificuldades, email me. Eu nao ligo muiot p este
>negocio de som, mas me recordo q o lance era configurar como sound
>blaster usando os valores default de I/O e IRQ que cada maquina Infoway

Li o documento que indicou e verifiquei que os padrões
desta placa são bem diferentes dos outros tipos de
hardwares existentes. Alguns valores que constam não
conferem com o modelo, por exemplo o Modem, no
documento consta que está configurado por padrão
para io=0x3e8 (com3) irq=11, já a placa o
desabilita por padrão.

O som agora está funcionando corretamente, alterei a
porta de impressora para 278 (irq 5) liberando a
irq 7 e desta forma resolvi o conflito com a placa
de som.

Agora o problema é o modem... a inicialização do
Linux a partir do DOS faz o modem funcionar pois
posso configurar a placa a partir do hwconf no
DOS e usar um loadlin para inicializar o Linux com
as placas já configuradas.

Fiz uma configuração no autoexec.bat e config.sys no
DOS usando configurações múltiplas através de menus
e dispensando a utilização do Lilo e o processo ficou
alternativo e interessante. O usuário desta forma pode
escolher o sistema que será utilizado, caso seja o
Linux, toda a inicialização é feita normalmente
(inclusive a da placa) e ao checar a opção escolhida,
o sistema executa o loadlin e carrega o sistema.

>Lembrando q nao tive condicoes de testar cada modelo. Se tiver
problemas
>posso arrumar os dados de I/O e IRQ para o modelo especifico de
Infoway.

O maior problema agora é o software de configuração
para Linux. Não gosto muito de recorrer ao loadlin
porque já tive problemas com alguns dispositivos e
é mais difícil passar parâmetros ao kernel, mas
vejo que isto atualmente não é possível fazer a
inicialização diretamente porque o fabricante não
oferece o suporte do programa hwset no Linux.

Seu documento foi muito útil Clovis. Vou adota-lo
com referência para configuração de placas dos
modelos Inforway Itautec.

Obrigado!
gleydson
gleydson@linuxbr.com.br
gleydson_s@yahoo.com

MailBR - O e-mail do Brasil -- http://www.mailbr.com.br
Estamos concorrendo ao IBEST - Serviços On-Line
Acesse http://ibest.mailbr.com.br e Vote!