lost+found

Ola,
fiz há pouco tempo a instalação da Slink 2.1 para testes, e ontem ocorreu
um problema com o sistema de arquivos da partição principal:

Certas vezes quando iniciava a Debian, aparecia uma mensagem que o sistema
não conseguia rodar o INIT e era mostrado o aviso de login do root. Só que
a senha não era reconhecida. Após pressionar <CTRl><ALT><DEL>, o sistema
entrava em modo de manutenção, e assim era me pedida a senha do root e
assim conseguia entrar no sistema.

Assim eu podia rodar o fsck.ext2 e verificar o sistema de arquivos. Só que
reiniciando o computador, o Linux reconhecia normalmente todos os sistemas
de arquivos. As vezes mostrava estes erros, as vezes não.

Aconteceu que, da última vez utilizei o comando fsck.ext2 com a opção -f.
Ele encontrou vários problemas com o sistema de arquivos e todos eles foram
corrigidos para o diretório lost+found. Para minha surpresa, após reiniciar
o sistema, havia perdido todos os sub-diretórios de /usr, /bin, /home e
outros 2.

Entrando em lost+found, verifiquei que lá existiam diversos sub diretórios
no formato #100125 (que se não me engano são os inodos do disco), usando o
ls <nome do diretório>, conseguia verificar outros diretórios dentro dele
seguindo o mesmo formato #123456.

Mas não conseguia utilizar o comando "cd" para entrar neste diretório e
verificar seu conteúdo. Acho que o mesmo acontecia com o "mv".

Não se preocupem porque fiz esta instalação como teste e não perdi nenhum
arquivo pessoal pois tinha cópias de segurança, a partição já foi até
excluída, e estou fazendo a nova instalação do sistema.

Mas nunca tinha visto uma "destruição" no sistema de arqivos como esta.
Antes o sistema funcionava normalmente (mesmo tendo algum problema algumas
vezes que inicializava) e após utilizar o fsck.ext2 perder diversos
diretórios que estavam funcionando?

Alguém da lista sabe como recuperar um sistema de arquivos intactos após um
problema como este?

Pode-se confiar no utilitário fsck.ext2 durante um problema com o sistema
de arquivos?

E como restaurar, e como adivinhar quais são os nomes dos diretórios dentro
de lost+found (os diretórios principais como /usr, /home, /bin é simples,
mas dentro de /usr/doc por exemplo, existem diversos documentos e arquivos
que dificilmente podem ser lembrados).

Sinceramente, nunca tive uma perda como esta sem explicação utilizando o
DOS/NDD.

Alguém tem uma sugestão para uma melhor correção deste problema, caso venha
a acontecer  futuramente ou com qualquer pessoa da lista?

Espero sugestões

Gleydson

gleydson@linuxbr.com.br
gleydson_s@escelsa.com.br