Re: lost+found

'As 9:40 de 8 May 99, Gleydson enviou o texto que respondo abaixo.

Ola'!

> (...) Aconteceu que, da última vez utilizei o comando fsck.ext2 com a opção -f.
> Ele encontrou vários problemas com o sistema de arquivos e todos eles
> foram corrigidos para o diretório lost+found. Para minha surpresa, após
> reiniciar o sistema, havia perdido todos os sub-diretórios de /usr, /bin,
> /home e outros 2.
>
> Entrando em lost+found, verifiquei que lá existiam diversos sub diretórios
> no formato #100125 (que se não me engano são os inodos do disco), usando o
> ls <nome do diretório>, conseguia verificar outros diretórios dentro dele
> [...]

Nao tenho dicas de como encontrar os nomes verdadeiros dos arquivos,
mas me lembro que, na epoca em que trabalhava com manutencao de
microcomputadores, muitas motherboards "made-in-somewhere" tinham o
pessimo comportamento de, vez por outra, gravar dados em lugares
errados nos HDs (ou talvez nao gravar, nao sei dizer) quando o acesso
ao disco do sistema operacional estava funcionando em modo 32 bits
(ie., Windows for Workgroups, Windows 95 etc.) e a motherboard tambem
estava com os recursos de 32 bits para os HDs habilitados.

Entao, vez por outra um arquivo era corrompido um pouco, e chegava uma
hora em que uma parte da FAT era sobrescrita, resultando na perda de um
numero consideravel de arquivos.

Eu "solucionava" o problema desabilitando os recursos 32 bits na BIOS.
Ou seja, colocava os HDs no modo mais lento e arcaico possivel, mas
resolvia: "32-bit Mode: OFF", "Block Access: OFF", "PIO Mode: 0 (zero)"
e assim por diante.

Tente isso, e talvez seu sistema funcione sem falhas. Nao e' preciso
dizer que, se o problema for *esse*, uma troca de motherboard seria um
bom investimento. E, se vc fizer isso, aceite uma sugestao: nunca, mas
nunca mesmo, compre qualquer motherboard que tenha "x-pro" no nome.
Elas sao baratas e sao facilmente encontradas em qualquer loja que
trabalhe com produtos paraguaios ou, como costumava dizer meu "honesto"
ex-chefe para os incautos e credulos cliente: "de Miami", mas os
problemas e o pessimo desempenho nao compensam a economia. Garanto-lhe
que e' uma precaucao muito sensata... :-)

Talvez o kernel tenha algum tipo de solucao para esses problemas, mas
ai' ja' esta' alem de meu limitados conhecimentos.

Ate'!

[]'s Alexander Gieg

Alexander Gieg                            Sao Paulo / Brazil
agieg@base.com.br                               ICQ: 2200285
http://www.geocities.com/TimesSquare/3222/       Nick: AlexG

"Amados, nao deis credito a qualquer Espirito: antes, provai
os Espiritos se procedem de Deus." (1 Joao 4:1)
- Leia: "O Livro dos Espiritos", de Allan Kardec