Debian Weekly News - 31 de Julho de 2001

Debian Weekly News
http://www.debian.org/News/weekly
Debian Weekly News - 31 de Julho de 2001

Bugs no base e o freeze. O Anthony Towns postou mais um [1]relatório
sobre bugs no base. Ele diz que nós temos a maioria dos bugs no base
consertados. As arquiteturas que serão lançadas parecem ser ARM, i386,
m68k, PowerPC, Sparc, HPPA e IA-64. O Alpha não tem os boot-floppies
ainda, enquanto a mips e a mipsel estão sendo consideradas. Tambén
precisamos decidir sobre a criptografia na main. O processo no que diz
respeito a isso tem prazo até 4 de agosto. Se tudo correr melhor que o
planejado então teremos o woody lançado antes do natal.

Mips e mipsel para o woody? Ouvimos notícias que prometem e
interessantes dos nossos ports do mips. Henning Heinold reportou uma
[2]história de sucesso parcial dos boot-floppies em uma máquina MIPS
(big endian, binary-mips). O instalador é carregado via NFS-Root.
Karsten Merker e Martin 'Joey' Schulze [3]conseguiram fazer uma
DECstation (little endian, binary-mipsel) dar boot no instalador do
Debian através de um kernel com um ramdisk incluído que é carregado
via TFTP. Os portadores esperam que esses passos se clarifiquem para
uma inclusão no woody. Aqui está o [4]relato do Karsten.

Utilitários úteis na debian-devel. Scripts pequenos continuam a
aparecer na debian-devel. Você provavelmente já entrou como root para
rodar um programa do X e então descobriu que você somente conseguiu
uma mensagem como xterm Xt error: Can't open display: 0:0. Então você
passou por isso de alguma maneira, ou rodando xhost ou ssh -X -l root
localhost. Agora o Francois Gouget fez uma ferramenta que resolve o
problema. É chamado [5]sux (su-with-x). Aqui está seu [6]anúncio.

Problemas de Apadrinhamento. Para pessoas que estão na fila do New
Maintainer, há uma maneira de ter os pacotes no Debian. Isso é
conseguir um padrinho, que confere o pacote e o envia pela pessoa
sendo apadrinhada. Ultimamente, tem havido alguns problemas com os
desenvolvedores não checando os pacotes bem o suficiente. Como é
usual, isso começou uma grande discussão na debian-devel e Anthony
Towns [7]propôs uma maneira de o padrinho se envolver mais com os
pacotes que está apadrinhando.

Diga cheese. Ou APT. O Debian tem o melhor sistema de empacotamento
que existe, mas nem todo mundo sabe qual utilitário usar e quando. É o
dpkg dpkg --reconfigure ou é dpkg-reconfigure? (É o último, mas não
confunda com dpkg --configure.) [8]Joe Wreschnig escreveu um pequeno
fronend para o apt, chamado [9]FETA (Front End To Apt), que parece
legal.

Qualidade dos relatos de erro. O Anthony Towns postou uma pequena
[10]reclamação sobre a qualidade dos relatos de erros. "Se nós
tivermos mais e mais usuários, ou mais e mais usuários novatos, ou
mais e mais usuários que querem um instrumento de informações ao invés
de um computador, eu só posso imaginar isso ficando pior." Isso parece
ser um resultado da popularidade aumentada do Debian GNU e nosso
encorajamento para enviar relatos de erros enquanto ferramentas como o
bug(1) e reportbug(1) facilitam muito relatar novos relatos de erros,
mesmo assim o problema é [11]PEBKAC. A discussão rapidamente levou a
propostas técnicas para lidar com o número de relatos de erros e sua
classificação. O Matt Zimmerman veio com uma [12]proposta parecida com
o bugzilla (até com um gráfico), enquanto o Anthony [13]introduzio
novas tags.

O Tamanho do Repositório Debian. Marcelo Magallon estudou o tamanho do
repositório Debian por mais de um mês e [14]sumarizou o estudo em um
[15]gráfico. Ele mostra um crescimento sólido no tamanho do
repositório Debian. Novas arquiteturas que estão pegando o rítimo
rapidamente como a S/390, HP PA-RISC e ambas as arquiteturas MIPS
fazem o tamanho crescer rapidamente.

Novos pacotes dessa semana
  * [16]rdesktop -- cliente RDP para o Servidor de Terminal do Windows
    NT/2000
  * [17]gnulpr -- sistema de impressão GNUlpr.
  * [18]junior-system -- ferramentas de sistema do Debian Jr.
  * [19]python-xlib -- Interface Python do Protocolo X11
  * [20]s3switch -- Gerencia o dispositivo de saída de chips S3 Savage
  * [21]toppler -- Um clone do jogo "Nebulous" para máquinas de 8 e 16
    bits.
  * [22]x86info -- Mostra informações diagnósticas sobre CPUs i386
  * [23]apt-howto -- Um Guia para o APT
  * [24]clara -- Programa livre de OCR para Sistemas Unix
  * [25]innovation3d -- modelador I3D
  * [26]tsocks -- Acesso transparente a rede através de proxy SOCKS 4
    ou 5
  * [27]update-cluster -- Sistema para atualizar os arquivos de
    configuração dos clusters automaticamente

Referências
  1. http://lists.debian.org/debian-devel-announce-0107/msg00011.html
  2. http://lists.debian.org/debian-boot-0106/msg00295.html
  3. http://lists.debian.org/debian-mips-0107/msg00081.html
  4. http://lists.debian.org/debian-mips-0107/msg00087.html
  5. http://fgouget.free.fr/sux/
  6. http://lists.debian.org/debian-devel-0107/msg00008.html
  7. http://lists.debian.org/debian-devel-0107/msg01342.html
  8. http://lists.debian.org/debian-devel-0107/msg01614.html
  9. http://www.sacredchao.net/software/feta/
  10. http://lists.debian.org/debian-project-0107/msg00058.html
  11. http://www.foldoc.org/foldoc/foldoc.cgi?query=pebkac
  12. http://lists.debian.org/debian-project-0107/msg00060.html
  13. http://lists.debian.org/debian-project-0107/msg00062.html
  14. http://lists.debian.org/debian-mirrors-0107/msg00000.html
  15. http://auric.debian.org/~mmagallo/archive-size.png
  16. http://www.debian.org/Packages/unstable/non-us/rdesktop.html
  17. http://www.debian.org/Packages/unstable/utils/gnulpr.html
  18. http://www.debian.org/Packages/unstable/misc/junior-system.html
  19. http://www.debian.org/Packages/unstable/x11/python-xlib.html
  20. http://www.debian.org/Packages/unstable/utils/s3switch.html
  21. http://www.debian.org/Packages/unstable/games/toppler.html
  22. http://www.debian.org/Packages/unstable/admin/x86info.html
  23. http://www.debian.org/Packages/unstable/doc/apt-howto.html
  24. http://www.debian.org/Packages/unstable/text/clara.html
  25. http://www.debian.org/Packages/unstable/graphics/innovation3d.html
  26. http://www.debian.org/Packages/unstable/net/tsocks.html
  27. http://www.debian.org/Packages/unstable/admin/update-cluster.html

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |