Re: Infográfico do Debian v 1.0

Olá

Em 20 de abril de 2012 23:13, Marcelo Akira <marcelo.akira@gmail.com> escreveu:
> Não sabia que é permitido acrescentar uma cláusula de exceção (ex) na
> licença Creative Commons (CC), na minha interpretação, ela deixa de ser CC.

Licença é um acordo entre desenvolvedor e e usuário. É um contrato. O
PgSQL, por exemplo, usa a licença BSD com clausulas adicionais. Só
isso. Se a parte interessada (usuário) quiser usar, terá q ser sob as
condições dadas pelo fornecedor/desenvolvedor.

> Qual a razão desta cláusula de exceção: "é proibido usar, fazer referência
> ou usar qualquer material da TDF ou LibreOffice neste material ou
> derivados"?

Pq discordo da forma q este grupo, do qual fui um dos fundadores, usa
a comunidade e o esforço do SL/CA. Assim, por preferência pessoal, não
tenho mais nenhum contato com os mesmos, preferindo contribuir com a
condição q este grupo não utilize meus materiais e esforços.
Lamentavelmente não posso fazer o mesmo com o trabalho no Apache
OpenOffice, do qual podem incorporar livremente. Muito disso foi
apresentado aqui[1][2] e isso tomou uma escala maior qdo passou para a
TDF através dos representantes brasileiros.
[1]http://www.broffice.org/sobre_os_acontecimentos_na_associacao_broffice
[2]http://www.broffice.org/

> Por que não continuar colaborando?

Perdão. Me expressei de maneira minimalista (demais). Não acontecerá
mais de enviar emails para as listas do Debian com material
incompatível com DFSG, exceto na lista apropriada que, neste caso, é a
publicity@debian.

> Parece ser um contra-senso você ter feito
> todo esse trabalho sobre Debian - baseado pesquisas, entrevistas e palestra
> - e ainda você não liberar o resultado. O seu trabalho pode ser muito útil
> para o projeto Debian, talvez até ser traduzido e incluído em algum pacote,
> por que não?

A questão de ser usado ou não é critério do usuário. Pela licença
atual, qquer um pode fazer o q quiser, inclusive trabalhos derivados,
desde q respeitadas as regras apresentadas. Tanto é verdade que este
trabalho já está traduzido para o inglês, espanhol, russo, alemão,
italiano e francês. E qto a fazer um pacote, basta fazer. Não entraria
na sessão /main/, mas na /non-free/.

E encerro essa discussão na lista debian-l10n-portuguese@, e em qquer outra.

Claudio