Re: Infográfico do Debian v 1.0

Olá Claudio e demais, :-)

Não pretendia mencionar nada sobre essa mensagem, IMHO ela deveria
ter sido marcada como [OT], minha opção foi por não alimentar o
"Monstro da Energia Negativa", em outra palavras uma abordagem mais
prática, o trabalho já foi divulgado, não há muito o que discutir
numa lista de tradução, bola pra frente.

Já que houve citação/menção explícita, vou comentar, aproveito para
observar que não sou um grande fã do "cruzamento de mídias" já que
perde-se boa parte do contexto envolvido em cada canal, todavia
espero que possamos observar uma parte construtiva.

On 20-04-2012 20:35, Claudio Filho wrote:

> Mediante a manifestação do Felipe no twitter a respeito deste post sobre um material não compatível com a DFSG, especificamente nos itens 5 e 6, peço
> desculpas por compartilhar este material aqui.
>
> Não acontecerá mais.

Permita-me deixar claro que eu acho seu trabalho no infográfico do
Debian fantástico, bem elaborado, com qualidade gráfica, riqueza de
elementos e símbolos (representando muitos dados e informações).

Desde o começo eu achei que daria um ótimo banner para um estande do
Debian. Também reforço que muita gente do Debian compartilha dessa
opinião e aprecia o seu trabalho, resultado disso foram os inúmeros
elogios e algumas traduções que você recebeu.

Note também que mais do que a maioria das pessoas, eu sei exatamente
o seu posicionamento sobre o licenciamento e a sua opinião sobre a
mudança de licença, nós já conversamos algumas vezes, conheço
detalhes do contexto que envolve a exceção e o que você quer proteger
adotando essa licença. E é exatamente por isso que eu sei que não é
produtivo debater isso que já foi discutido em outras ocasiões e em
outros canais.

Exatamente pelo exposto acima eu não (re)faço as questões que o
Marcelo Akira apresentou, embora compartilhe de boa parte das ideias
que ele expôs na mensagem[1] dele.

  1. <[🔎] CAOBeDqm1EOD47pdTfVvwmwEr+FBum-0nF55qWnpbtzKYA5N24A@mail.gmail.com>

Talvez seja uma surpresa para algumas pessoas, mas eu defendo a
posição de que cada autor é livre para escolher a licença que preferir,
há diferentes questões éticas e morais que podem ser discutidas, mas
independente delas, eu acredito que cabe ao autor a decisão de
licenciar (ou não) seu trabalho e, em optando por licenciá-lo, de como
será essa licença.

Cada um de nós decide como investir seu tempo e como contribuir, minha
opção é ajudar projetos e iniciativas que sejam Software Livre, mais
especificamente que flutuem ao redor do Debian e sejam compatíveis com
a DFSG.

Críticas e elogios fazem parte do trabalho em software livre e outras
comunidades. dentro do "Universo Debian". Nunca escondi minha crítica
à licença que você adotou, e embora eu defenda seu direito de escolha
da licença, eu defendo meu direito de critica quando trabalhos não
compatíveis com a DFSG são apresentados dentro do que chamei nessa
mensagem de "Universo Debian", especialmente quando a relevância da
mensagem com relação ao escopo da lista pode ser questionado.

Somos uma equipe, colaboramos horas e horas através de listas, nos
eventos tentamos nos encontramos, temos grande apreço pelo Debian e
ficamos felizes um pelo outro, tenho certeza disso. Estou certo de
que comemoramos quando um de nós vira pai/mãe, conquista uma meta
e mensagens [OT] para divulgar e comentar isso são mais do que bem
vindas, nossa natureza de voluntários e colaboradores nos unirá
ainda mais ao compartilharmos uma parte ainda que pequenina de
nossas vidas.

Acho super válido e importante que você divulgue o seu trabalho,
sendo ele compatível ou não coma DFSG, e fico muito feliz por você
ter alcançado a versão 1.0, mas é importante escolher os canais
adequados de divulgação considerando a decisão do licenciamento.

Finalmente, acho que cabe um aspecto especial dada a situação
peculiar, meu conselho de amigo e que talvez não tenha ficado claro
das outras vezes que conversamos e falo abertamente,, acho que você
deve divulgar o seu trabalho e eventualmente quando estiver pronto
licenciá-lo de forma compatível com a DFSG, até lá compreenda que a
permanece a crítica sobre a falta de compatibilidade com a DFSG e
que há outros canais mais adequados para divulgação.

Reforço meus parabéns pelo infográfico e desejo que ele melhore
com o passar dos tempos, e torço para que um dia o Debian possa
usufruir do seu trabalho, o que na minha humilde opinião, seria
uma grande recompensa para o seu esforço.

Grande abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@funlabs.org>