Re: vendedor

Caro Rui,

Em 31/08/07, Rui Correia<correia.rui@gmail.com> escreveu:
> Ola Lista
>  e com todo o respeito ao Sr Israel Lehnen Silva
>
>  Estamos numa sociedade livre e cada um faz o que quer dentro dos limites e
> sem constranger os direitos dos outros. No entanto fico com a ideia que a
> preocupação do consulente e' de natureza comercial com fins lucrativos.
> Creio que isso seja contra o espírito do movimento Free/Open Source. Pode
> ser que o Sr Silva não conheça a filosofia por trás do movimento.

Não vejo nada de mais em se vender CD's. E também não vejo nada de
mais em se obter lucro da venda. Na verdade o lucro é o pagamento pelo
trabalho, iniciativa, investimento e riscos assumidos dele.

A única coisa que acho errada é esta discussão estar sendo feita numa
lista de tradução. Mas também acho errada esta discussão ser levada
para a d-u-p. Enfim, não sei onde Israel poderia divulgar seu trabalho
e trocar idéias sobre atividades comerciais.

>  Recuperar os gastos incorridos para poder providenciar Linux em disco para
> quem não tem acesso e' uma coisa, querer fazer negócio e' outra. O
> consulente pergunta por preços, procura ("qual seu preço?"; "há uma
> quantidade grande de pessoas comprando?") etc, o que indica motivos com fins
> lucrativos. Repito, pode ser que o Sr Silva não conheça a filosofia por trás
> do movimento.

Não vejo mal nenhum na atitude dele. Já vi técnicos discutindo o preço
de um serviço de manutenção em SL na d-u-p e não foram criticados. Ele
na verdade não tenciona vender o software, apenas o serviço de
preparar e disponibilizar (e distribuir) o software.

>  Se estou enganado, peço já desculpa, mas achei estar correcto ao trazer
> isto 'a atenção dos demais que tanto dão do seu livre tempo (e dinheiro)
> para disponibilizar software gratuita para o bem da sociedade. Se, por outro
> lado, e' uma prática comum e aceitável, então não tenho/ tinha conhecimento
> disso

Software livre é uma filosofia ou um modelo de desenvolvimento de software?

Lembre que estes CD's podem parar nas mãos de alguém que se interesse,
comece a se envolver e daqui a poucos meses esteja corrigindo bugs,
gerando documentação e traduzindo software que você usa. E pronto.
Fechou.