problema com apresentaçao de caracteres acentuados

Boas.
Estou a criar um server em debian para backup de ficheiros via samba de um server em NT4. Como tem lá muitas pastas e ficheiros com acentos, tenho de garantir a preservação dos mesmos, pois no caso de um restore corra tudo bem ou ate mesmo no backup que pode nao ser feito devido a pastas/files com caracters estranhos ao soft de backup/samba... estou a usar o Backuppc e nos testes que tenho feito, ele nao faz backup aos ficheiros com acentos, e a pastas que tenham faz, mas ficam com caracters estranhos...

já fiz dpkg-reconfigure locales
nem sei se selecione utf ou iso com euro ou nao...
mas ja os experimentei todos e o que acontece é que nao consigo ter acentos de maneira alguma

o que ja consegui foi que tivesse acentos mas nao em cima das vogais (ex: ~a´a)
que aconteceu qd corri o kbdconfig e selecionei portugues->old

ja instalei de rompante numa VM outro debian e copiei as configs que eu achava mais importantes( environment, console-tools/config, locale.gen) e continuou a não dar, mas nessa nova VM dava perfeitamente!!! e nessa mesma VM fiz apt-get upgrade e adivinhem o que aconteceu? já não consegui mais colocar acentos!!!

alguem sabe o que se passa?

Obrigado
Filipe