Re: [RFR] wml://webwml/portuguese/mirror/ftpmirror.wml

On 11/10/05, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org> wrote:

> On 11/10/2005 09:17 AM, Augusto Cezar Amaral wrote:
> [...]
>

>         "Em alguns ele contêm apenas templates...". O verbo ter/conter só
> recebe acento quando expressa plural, "eles têm liberdade", "elas têm
> namorado", para o caso do singular não: "Em alguns ele contem apenas template",
> ou seja, em alguns servidores ele (o mirror) contem apenas templates, talvez
> uma vírgula ajude. :) Depois logo adiante tem o "em alguns ele contem imagens
> já construídas e em alguns ambos".

"Contém" tem acento agudo no singular. :) Corrigido.

>         Mais um detalhe, na penúltima linha o "images de CD" deveria ser
> "imagens de CD", certo? :)

Feito.

>         "contêm" aqui novamente. :)

Feito.

>         "contêm" :)

Feito.

>         Use "debian" com "D" maiúsculo e acho que falou algo aqui:
>
>         "Ao invés disso, o Debian faz tudo _que é_ necessário para manter
> a alta disponibilidade do security.debian.org"

Feito.

> [...]
>
>         Abraço,
>
> - --
> Felipe Augusto van de Wiel (faw)
> "Debian. Freedom to code. Code to freedom!"

Valeu!

--
Augusto Cezar Amaral da C Silva
#use wml::debian::template title="Configurando um espelho do repositório Debian"

<toc-display/>

Pedidos podem ser feitos usando nosso <a href="submit">formulário web</a>.

<toc-add-entry name="what">O que espelhar</toc-add-entry>

disponíveis para espelhamento.
Usuários procurarão pelo arquivo debian/ para instalar o Debian através da
rede, para construir CDs (com o jigdo) e para atualizar sistemas já instalados.

espelhos. Em alguns ele contém apenas templates jigdo para construir
imagens de CD (usados em combinação com o debian/), em alguns ele contém
[...]

Ao invés disso, o Debian faz tudo que é necessário para manter a alta
disponibilidade do security.debian.org.</p>

para informações mais precisas sobre o tamanho dos espelhos.</p>

<toc-add-entry name="wherefrom">De onde fazer um espelho</toc-add-entry>

localização oficial dos pacotes do Debian e que ele será o melhor lugar de
todos para fazer o mirror. Isto é <strong>falso</strong>.
<code>ftp.debian.org</code> é meramente um dos vários servidores que é
atualizado por um servidor interno do Debian.</p>

e que possua o rótulo '<kbd>Type: Push-Primary</kbd>' deve ser um bom
lugar de onde se fazer um espelho.
Por favor, escolha um que esteja geograficamente perto de você.</p>

<em>Push-Primary</em> já que eles fazem parte do processo de espelhamento. Por
outro lado, se muitas pessoas usarem o ftp.debian.org (e infelizmente isso
acontece), muita banda é desperdiçada sem necessidade.</p>

<toc-add-entry name="how">Como fazer um espelho</toc-add-entry>

script <a href="anonftpsync">anonftpsync</a>, através de um

há alguns problemas. Nós recomendamos fortemente o uso do rsync.</p>

<h3>Usuário anônimo no rsync</h3>

dos repositórios. Siga as instruções no script para configurar um mirror.

<ul>
  <li>Execute o rsync com pelo menos essas opções: <kbd>--recursive --times
      --links --hard-links --delete</kbd>.

      para evitar alguns problemas temporários de atualização.

  <li>Se você não tiver muito espaço em disco para fazer o espelho de tudo, use a
      opção <kbd>--exclude</kbd> para eliminar porções do repositório do espelho.
      Geralmente essas porções incluem várias arquiteturas que você pode não
      precisar; por exemplo, isso exclui <em>todas</em> arquiteturas:
<:
  foreach (sort keys %arches);
:>
      Verifique também a seção <a href="#partial">fazendo um espelho
      parcial</a>.

  <li>Depois que o rsync tiver feito o espelho, adicione um arquivo de registro
      de data com o mesmo nome do seu servidor ao subdiretório
      <code>project/trace/</code> do seu espelho do Debian. Ou seja execute o
      depois que o seu rsync diário estiver terminado; e
      depois que o rsync diário do non-US também estiver terminado, se você
      fez espelho do debian-non-US.

  <li>Nós advertimos fortemente sobre a exclusão dos subdiretórios
      e de muita utilidade para os usuários.</p>
      Especialmente <tt>project/trace</tt>, que ajuda muito se houver algum problema
      com o espelho.
</ul>

<h3>Rsync com autenticação, de um espelho 'push'</h3>

usando rsync, que minimiza o tempo gasto no exame das mudanças dos
repositórios dos mirrors. O mirror servidor usa um gatilho ssh para informar
o espelho cliente para se atualizar.

(tais como os servidores pseudônimos de DNS em round-robin como
<tt>ftp.us.debian.org</tt>), e nós geralmente usamos isto para o nossos
espelhos de primeiro e segundo grau. Para espelhos "normais",
este método requer muitos esforços para ser configurado, os quais não
compensam, comparados com um trabalho do cron bem ajustado.</p>

comando. Além disso, o espelho segue sendo `pull' de maneira que <strong>não</strong>
é possível corromper o conteúdo dos repositórios por meio de um 'push mirror' forjado.
Alguns administradores de espelhos tem mostrado relutância para usar este método
para fazer um mirror devido aos medos de que o método possa abrir sua máquina para
invasão. Isto simplesmente <strong>não</strong> é verdade.

como configurar um 'push mirror', veja a <a href="push_mirroring">explicação
completa</a>.

<toc-add-entry name="partial">Fazendo um espelho parcial</toc-add-entry>

algumas pessoas preferem fazer um espelho apenas da parte que elas necessitam.
Se você quer excluir alguma coisa, você deve excluir as arquiteturas.</p>

a variável ARCH_EXCLUDE.
Há também outros scripts escritos especialmente para isso.
Entretanto, eles não são adequados para espelhos oficiais.</p>

e de muita utilidade para os usuários.
Especialmente <tt>project/trace</tt>, que ajuda muito se houver algum problema
com o espelho.

<toc-add-entry name="when">Quando fazer o espelho</toc-add-entry>

não há uma hora fixa. Nós recomendamos que você faça o espelhamento todo dia,
algumas horas depois; de fato, você deve verificar se o site do qual você está
fazendo espelho tem um arquivo de registro de data no subdiretório
<kbd>project/trace/</kbd>. O arquivo do registro de data terá o mesmo
nome do site, e irá conter o horário de término da última atualização do espelho.
Adicione algumas horas a esse horário (por segurança) e faça o espelho dele.</p>

todos os dias é usando o cron. Veja <kbd>man crontab</kbd> para detalhes.

precisa se preocupar com nada disso.</p>

<toc-add-entry name="settings">Configurações adicionais recomendadas</toc-add-entry>

adicione as seguintes configurações nas suas configurações do Apache
(presumindo, obviamente, que você usará Apache) no bloco
onde <var>/caminho/para/seu/mirror/do/debian</var> deve ser o nome
atual do diretório onde você mantém seu mirror:</p>

<pre>
   Options +Indexes +SymlinksIfOwnerMatch
   IndexOptions NameWidth=* +SuppressDescription
   DirectoryIndex .
</pre>

funcionar. Os nomes de arquivo nos índices de diretório não ficarão truncados,
e descrições (na maior parte não existentes) não serão mostradas.</p>