Re: [RFR] wml://webml/portuguese/devel/debian-installer/index.wml

> Mas eu discordo aqui. Construir e compilar são coisas diferentes.
> Deveria, IMHO (e segundo consensos anteriores da lista) permanecer como
> está.

Sim. Construir e compilar são coisas diferentes.
Consensos podem e devem ser discutidos, especialmente quando há fatos novos.
Citando Nelson Rodrigues: Toda unanimidade é burra.

<citando o dicionário>

compilar:
[Do lat. compilare.]
V.t.d.
1. coligir, reunir (textos de vários autores, ou de natureza ou
procedência vária)
2. Inform. Converter (uma seqüência de símbolos) em outra obedecendo a
regras sintáticas e semânticas
3. Inform. Converter (programa-fonte) em programa-objeto para
determinada linguagem e determinado tipo de computador verificando sua
coerência sintática e semântica.

construir
[Do lat. construere]
V.t.d.
1. Dar estrutura a; edificar; fabricar
2. Organizar, dispor, arquitetar
3. Formar conceber, elaborar
4. Geom. Traçar segundo os princípios geométricos
[...]

</citando>

Eu sei que no contexto do Debian compilar == rodar o gcc.
Mas na língua portuguesa, reunir um conjunto de objetos, informações,
etc. também é compilar e tem precedência sobre o jargão informático,
segundo o Dicionário Aurélio.

Ainda, na linha 19:
O uso da palavra mídia está incorreto, especialmente por que o projeto
não fornece mídias (no sentido de suporte físico, como no Aurélio,
acepção 7), apesar de o original registrar MEDIA (meio).
Mesmo se usado nesta acepção, poderíamos usar discos, pois é palavra
nativa do vernáculo, e não um anglicismo desnecessário.

Eu sou defensor da eliminação dos anglicismos desnecessários.
Se alguém mais precisar de dicionários na rede, o google sabe onde encontrar:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=dicion%C3%A1rio&btnG=Pesquisa+Google&meta=

amplexos
--
Os bandidos aprovam a proibição