Re: Idéias do faw

Tiago Bortoletto Vaz wrote:
:: Eu atrasadíssimo mas vamu lá:

	:o)

:: Andre Luis Lopes escreveu:
:::: Sobre a questão de revisores, não tenho idéias sobre
:::: como organizar isso. É bom lembrar que templates
:::: debconf não possuem um servidor de traduções no
:::: estilo do DDTP que suporte o conceito de "tradutores"
:::: e "revisores". Por esse motivo, qualquer organização
:::: nesse sentido teria que levar em conta que esse
:::: processo de coordenação de tradução e revisão teria
:::: que ser manual.

:: Pois é, eu pensei em montar uma estrutura de revisão
:: nossa, a partir de scripts que filtrassem o necessário
:: das páginas de traduções po pt_BR, mas vi lá que as
:: coisas não são muito 'determinísticas' e isso seria (ao
:: meu ver) quase impossível de ser feito de forma automatizada.

	Ahá! O pessoal da -l10n-{dutch,french,catalan,spanish},
trabalharam num l10nbot, um robo que vasculha os arquivos das
listas e constrói uma página com o estado das traduções e
revisões, embora o bot tenha caminhado de formas diferentes,
o resultado é o mesmo.

	Há basicamente duas versões, uma que atua como cliente
de e-mail, recebe mensagens da lista e processa, e outro que
lê os arquivos e gera o relatório. O [1]resultado final é o
mesmo. Isso é feito através de [2]pseudo-urls que eles utilizam
nos assuntos das mensagens e que acho devemos passar a utilizar
aqui também. :-)

[1]http://dutch.debian.net/
[2]http://dutch.debian.net/pseudo-urls.html

	Estou mexendo com o robozinho e fazendo os ajustes pra
começar a gerar nossos estados. Em breve apareço com mais
novidades.

:: Bom, estou coletando informações (principalmente sua e do
:: faw) para começar a escrever esse guia. Criei um
:: repositório[1] e hoje estarei colocando lá os arquivos
:: iniciais. Quem tiver interesse em escrever isso comigo é
:: só falar que crio uma conta.

	Tiago, assim que terminar de estudar o l10n-bot e o
processo das pseudo-urls vou escrever essas informações e
gostaria que você integrasse.

// Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>
// GUD-PR / DUG-PR || http://www.debian-pr.org
// GUD-BR / DUG-BR || http://www.debian-br.org