Re: [DDTP] "thread" em descrições apache2-*

Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu isso aí:
> [corta]
> 	Deixa eu dar minha sugestão. :)
>
> 	Prefiro segmentação (ou segmentação de processos).
> O termo amplamente usado ("processos leves") passa a idéia
> e não representa a tradução, na minha opinião.

O problema é que "threading" não é uma "segmentação de processos". Em
sistemas operacionais, "segmento" denota uma área de memória relacionada
a um processo. Existem os segmentos de dados, o segmento de pilha, e o
segmento de instruções.

Uma "thread" *é* um "processo leve": ela compartilha o segmento de dados
e o de instruções do processo que a criou, que a princípio são os
segmentos maiores, e tem apenas um segmento de pilha próprio, o que faz
com que o seu fluxo de execução possa ser independente do processo
original.

Ou seja: não existe uma segmentação de processos, e sim compartilhamento
de alguns segmentos entre vários processos leves ("threads") de um mesmo
processo propriamente dito.

Mais: o termo segmentação é usado para se referir à divisão da memória.
Uma "falha de segmentação", por exemplo, ocorre quando um processo (ou
uma processo leve filho dele) tenta fazer uso de uma região da memória
que está alocada num segmento (seja ele de qual tipo for) que pertence a
outro processo.

Esse idéia não pode ser perder. :-)

--
Antonio S. de A. Terceiro <asaterceiro@inf.ufrgs.br>