Re: Instruções simples para instalar os drivers da nVidia para XFree86 no Debian - Tradução

> Estou enviando uma tradução para Instruções simples para instalar os
drivers
> da nVidia para XFree86 no Debian.
>
> Cesar A. Ramina
> cesar.ar@tutopia.com.br
> Curitiba - PR

Grande Cesar, muito obrigado por esta dica. Acabei de seguir os passos
sugeridos e a substituição do driver nv pelo nvidia surtiu um ótimo efeito
em minha experiência com o XFree. Ficou muito bom. Estou usando o sid com um
kernel debian 2.6 customizado por isso realizei a compilação do modulo
nvidia com

cd /usr/src/linux
make-kpkg modules_image
dpkg -i ../nvidia-kernel-2.6.2k7-alsa_1.0.6111-1+10.00.Custom_i386.deb
depmod -av

Depois apenas alterei a linha driver na seção Device do arquivo de
configuração do XFree de "nv" para "nvidia"

Section "Device"
Identifier  "geforce4mx440"
Driver      "nvidia"      <<< alteração
#VideoRam    64536
# Insert Clocks lines here if appropriate
EndSection

e reinicie o gdm. Apareceu a tela da Nvidia e carregou normalmente o
desktop.

Parabéns pela tradução deste manual simplificado. Penso que seria
interessante se o conteúdo desse manual fosse aproveitado para compor o
debian-br-faq -
http://debian-br.alioth.debian.org/docs/sgml/debian-br-faq/debian-br-faq-html/
- ou outro documento do debian-br uma vez que placas de video da nvidia são
bastante comuns aqui no brasil, não é mesmo? Aliás, o debian-br-faq
precisaria também de uma atualizada, aproveito para perguntar se tem algum
projeto nesse sentido?

Orzenil