Re: empacotar tinycobol

bto disse:

>  Consegui retirar os erros. Tenho um pacote
> confiável? Fiquei apenas com os alertas:

Os alertas também devem ser removidos. O lintian acusa esses alertas
devido a extensao .ex dos arquivos criados em /debian, ou seja, só o fato
de vc renomear esses arquivos removendo o .ex do final resolverá essa
questão de alertas. Entretanto, cada arquivo desse deverá ser verificado
por vc e vc deverá atualizá-lo de acordo com seu pacote. E é claro, se
realmente existir a necessidade destes arquivos. Se vc concluir que os
arquivos não são necessários, remova-os do /debian.

Use sempre o lintian com o comando:

$lintian -iIv pacote.dsc

Assim, vc terá mais detalhes sobre cada erro e alerta mostrado.

Não limite-se ao lintian, instale e use também o "linda" em paralelo com o
lintian:

#linda -tW,E pacote.dsc

Para maiores detalhes use o man ;-)

Outra coisa extremamente importante. Vc está empacotando um programa para
entrar na Sid, assim sendo, vc deverá testar o seu pacote com o
*pbuilder*, ou seja, usando um chroot para emular um sistema atual e
perfeito da sid.

#apt-get install pbuilder

Depois leia atentamente a doc deste pacote para vc criar seu ambiente de
teste e veja como fazê-lo.

Somente e tão somente assim, vc estará realmente testanto seu pacote
dentro do pbuilder create para usar o lintian e o linda no dir resultante
do create.

Eu sei que parece meio confuso, e é ;-)

Não desista, construir um pacote no debian é muito fácil, porém, seguindo
correntamente as Políticas do Debian é que é difícil, mas estamos aqui
para isso, caso contrário seu trabalho será em vão, pois desconheço um
Debian Developer que fará seu upload ;-)

> [...]
> usr/share/doc/tinycobol/test_suite/compile_tests/ctest01.cob
> W: tinycobol: zero-byte-file-in-doc-directory
> usr/share/doc/tinycobol/test_suite/compile_tests/ctest02.cbl
> Finished running lintian.
>
>  Uma dúvida ficou. Passei para o configure o local
> para o diretório man
> ./configure	--prefix=/usr
> 		--mandir=/usr/share/man
> 		--infodir=/usr/share/info
> 		--with-lang=pt_BR
> 		--enable-mfcomp
>
> mas isso só aconteceu após alterar o tinycobol-0.62/info/Makefile.in

Aqui vejo um problema. Vc não deve (preferencialmente) alterar o código do
upstream, pois quando de uma atualização do programa, vc terá muito menos
trabalho para atualizá-lo também. Então, use patchs no código do upstream.

#apt-get install dpatch

Estude o diff, patch e o dpatch para isso!

Mais uma coisa, não altere o Makefile do upstream (leia-se Makefile.in),
para isso o make-deb provê o arquivo /debian/rules pra vc fazer isso. Esse
"rules" é um Makefile do pacote debian que deverá fazer exatamente o que o
Makefile do Upstream faz e mais um monte de coisas ;-)

>  Quanto a se adequar as politicas debian, o que
> fica faltando após o lintian não acusar nada?

Penso que vc tem bastante trabalho depois do que postei.

Refaça essa pergunta (se necessário) após fazer as modificações no seu
pacote.

PS: Aquele lance de colocar "Passei para o configure o local
para o diretório man" deve ser feito (se aceito pela DP - Debian Policy)
com o dpatch, assim o Makefile do upstream poderá sofrer uma alteração
somente durante a instalação do pacote no debian, ou seja, não altere nada
que estiver fora do /debian (salvo bugs que devem ser passados para o
upstream alterar no source do pacote para a próxima versão). Outra coisa,
não remova seus patchs (usados com o dpatch) a não ser que, após enviados
para o upstream, o mesmo aplique-os no pacote fonte.

Manda bala mano! Qualquer problema estaremos aqui ;-)

Sds,

--
  .''`.  Rodrigo Tadeu Claro (rlinux)
 : :´` : Debian-BR-CDD -> http://cdd.debian-br.org