Re: UTF-8

Em Qua, 2005-06-08 às 11:52 -0300, Luiz Fernando C Camargo escreveu:
> Eu instalo o en_US.utf8 porque gosto que o default do sistema seja em
> inglês, prefiro isso a traduções mal feitas ou incompletas, aí eu
> escolho dentro de alguns aplicativos o pt_BR.utf8 para ter o nosso
> padrão monetário, de datas, etc

Você pode mudar só as variáveis específicas de moeda e datas, etc. Veja
as variáveis disponíveis:

LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_NUMERIC="pt_BR.UTF-8"
LC_TIME="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"
LC_MONETARY="pt_BR.UTF-8"
LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
LC_PAPER="pt_BR.UTF-8"
LC_NAME="pt_BR.UTF-8"
LC_ADDRESS="pt_BR.UTF-8"
LC_TELEPHONE="pt_BR.UTF-8"
LC_MEASUREMENT="pt_BR.UTF-8"
LC_IDENTIFICATION="pt_BR.UTF-8"

Mas seria interessante receber bug reports nas traduções. Se usar GNOME,
por exemplo, eu vou gostar de recebê-los =).

> Note que não instalei nada de ISO8859, até agora não fez falta. Eu não
> escolhi esse 'C' e nem esse 'POSIX', não sei porque apareceram... nem
> o que são.

Eles são os locales padrões. C e POSIX são basicamente os locales
definidos pelas especificações do C e POSIX. É o mesmo que 'nenhum
locale'. Muito parecido com, mas não idêntico ao en_US.ISO-8859-1.

> Tive que reinstalar o emacs porque ele insistia no ISO8859. Depois de
> reinstalado ficou tudo como eu queria. Arquivos novos são UTF-8 e ele
> aceita ainda o [latin1]{inputenc} sem reclamar. Alguns pedacinhos de
> códigos LaTeX meus em dois pacotes que eu ousei criar terão que ser
> recodificados para serem independentes de codificação, mas tudo bem.

=)

> Você tem toda razão Gustavo, Tive mesmo que instalar o latex-ucs, é
> ele que fornece o utf8.def por exemplo, sem ele não funcionou
> mesmo. Mas não precisei do LaTeX package ucs.sty não. Bastou usar
> [utf8]{inputenc}.

hmmmm... vou testar por aqui. Eu continuo usando \usepackage{ucs}.

> Acho que pouca gente sabe desse pacote latex-ucs. Essas dificuldades
> da Debian matam o usuário comum. Como eu iria adivinhar que teria que
> instalar este pacote? já tinha fuçado a Internet e não tinha encontrado
> nada, se você não tivesse me falado ainda estaria perdido.

Nem lembro como descobri, mas não considero esse um problema do Debian.
É convencer aos caras do LaTeX que o LaTeX tem de suportar UTF-8 por
padrão e pronto.

Abraço,

Debian:  <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>