Re: UTF-8

Gustavo Noronha Silva wrote:

> Não. Você tem que conferir se seu cliente de email entende UTF-8, por
> exemplo. Que cliente de email você tá usando? Pode também ser culpa de
> um editor... enfim, detalhe mais os seus problemas que a gente tenta
> ajudar =D.
>
> Abraço,

Olá Gustavo,

Eu uso Kmail, acho que ele entende UTF-8 sim. Eu andei pesquisando na
Internet, agora estou um pouco mais informado. Só confirma pra mim: a
melhor coisa é usar o

dpkg-reconfigure locales

e escolher pt_BR UTF-8 E ISO-8859-1 certo?

Aí deixar o KMail no automático, correto? ainda assim vou ter
problemas com caracteres estranhos? E fontes? (minha maior dúvida
atualmente) quais são os pacotes que devo instalar para poder usufruir
ao máximo o que o UTF-8 pode oferecer? Vivo encontrando aqueles
quadradinhos com números dentro, isso é porque eu não tenho as fontes
unicode corretas certo?

Outra coisa, uso LaTeX direto, imagino que (La)TeX deva ser
independente dessas configurações, só teria que configurar o
meu editor (GNU Emacs) para usar UTF correto?

Qualquer esclarecimento/informação nesta área eu agradeceria muito,
especialmente coisa prática.

Um abraço,
Luiz Fernando