Re: Historia do CP/M ao DOS, OS/2 e Mach

On Fri, 20 Apr 2001, Emerson Val Silva wrote:

> Vale dizer que a Microsoft comprou o código-fonte do sistema
> operacional CP/M da Digital Research Inc. por (se não me engano)
> 25000 dólares.  A partir daí o re-estruturou e portou prum protótipo
> do PC fornecido pela IBM e o chamou de MS-DOS ( Microsoft Disk
> Operating System ).

Não é exatamente isso.

O CP/M era um padrão, uma porcaria de sistema, mas funcionava
maravilhosamente bem, e feito para facilitar a portabilidade para
qualquer novo microprocessador compatível com 8080 (8085, Z80).

Este link conta a história com muita informação:

     http://museum.sysun.com/museum/cpmhist.html

Em resumo, a IBM quis fazer um acordo com a empresa do Gary Kindall
para portar o CP/M para o IBM-PC que estava sendo projetado.

IBM não foi bem antendida e Gary Kindall perdeu a oportunidade, a IBM
procurou uma pequena e jovem empresa (aparentemente com a uma ajuda da
mãe do WHG-III que conhecia algumas pessoas do alto escalão da IBM) e
a Microsoft não perdeu o bonde: não tinha o que a IBM queria, mas foi
atraz e comprou o QDOS de outra empresa (Quick&Dirty DOS, um porte do
CP/M para a plataforma 8086), por uns $50.000, mexeu no sistema e pois
para funcionar.

A DRI nunca mais recuperou a oportunidade, e de quebra ainda entregou
o ouro para um concorrente que é um eximio em destruir de concorrência.

Não foi apenas a DRI que perdeu, todos nós perdemos muito.

Cheguei a conhecer "de relance" um outro port do CP/M para o XT,
rodava 4 consoles em multitask (ALT-F1 .. ALT-F4).

Mas o fato é que todos os concorrentes do DOS cairam por terra porque
o Lotus 123 só existia para o IBM-DOS.

O Lotus 123 foi o verdadeiro "application killer" que fez o PC ser o
"produto dos sonhos" das empresas, e o que realmente tornou o PC num
fenômeno de vendas.

O Lotus 123 foi o sucessor do Visicalc que existia para CP/M, outra
empresa que perdeu o bonde por não se adatar rapidamente para o
IBM-PC.

Em minha opinião, o Lotus 123 perdeu o bonde porque caiu numa cilada
preparada pela MS: na época da indefinição entre a MS e a IBM em
relação ao OS/2 e LanManager, a MS estimulou a Lotus a fazer o porte
do Lotus para o LanManager, esquecer o Windows (v1 e v2) que seriam
descontinuados.

Quando a IBM e a MS romperam e a MS criou o Windows 3, o Excel saiu
rapidamente para o Windows, muito antes do Lotus, que teve que correr
atraz do prejuizo.  Tenho a firme convicção que a MS sabia que ia
romper com a IBM, e já estava preparando o excel.

A Lotus nunca mais alcançou a MS.  A MS inventou o "bundled software"
com os "Pacote Office", e quebrou toda a concorrência: QuatroPro,
WordPerfect (que já teve 80% do mercado), Freelance, e outros mais que
eu nem conheci.

Isso sem contar com as puxadas de tapete da MS para derrubar os
concorrentes usando e abusando de funções não documentadas do windows
para se sobreçair aos concorrentes.

Muita gente acha que a "gerra" IE x Netscape foi coisa nova, que nada,
"bussines as usual" para a MS...

Ainda me recordo dos "best sellers" da época de 93..97: "Undocumented
DOS", "Undocumented Windows", ..., blaaarg!!!  :)

--- Wagner                      wks@niktu.psi.com.br