Re: Historia do CP/M ao DOS, OS/2 e Mach

Vale dizer que a Microsoft comprou o código-fonte do sistema operacional CP/M da Digital Research Inc. por (se não me engano) 25000 dólares.
A partir daí o re-estruturou e portou prum protótipo do PC fornecido pela IBM e o chamou de
MS-DOS ( Microsoft Disk Operating System ).
Na época a IBM queria um novo sistema operacional pra rodar em seu novo produto, que era o
IBM PC. A IBM marcou uma reunião com o presidente da Digital Research, mas o representante da
Digital não compareceu, aí a IBM apresentou a proposta à Microsoft, que aceitou de cara.
Não sei se é verdade, mas li em um livro em 1992 que o avião do presidente da Digital caiu poucos
dias depois da tal reunião.
Firmado o acordo, foi lançada a parceria que conhecemos como: DOS/IBM-PC. As primeiras versões do DOS não tinham suporte a programas residentes nem mesmo gerenciamento de memória.
O Gerenciamento de memória era feito pelo próprio programa que era executado sob a plataforma DOS.
Com a parceria os IBM-PCs acabavam saindo de fábrica já com o MS-DOS, e isso rendeu a Bill Gates o seu primeiro Milhão de dólares. Ná época a Microsoft era apenas uma empresa que desenvolvia ferramentas de programação e tinha pouco mais de 12 funcionários, e graças à parceria com a IBM, que a Microsoft ganhou forças pra lutar no mercado, e iniciava-se um monopólio.

A IBM sempre foi conhecida por sua habilidade em estabelecer padrões, como PC, CGA, EGA, VGA e o PS/2, porém, a tentativa de estabelecer o OS/2 como um novo padrão de sistema operacional não colou e as coisas ficaram ainda piores quando a Microsoft quebrou o acordo com a IBM e lançou o Microsoft Windows, surgindo uma rivalidade que só aumentou com o tempo.

PS: Se alguém tiver correções a fazer, que modifique o texto e coloque nessa mesma lista.

O texto do Shay ou seja lá quem seja é muito bom, e seria interessante que outros colaborassem para a criação de um documento completo sobre a história dos sistemas operacionas e seu relacionamento com o universo Free Software.

Quanto as declaracões do Linus, ele realmente disse que "O Mach é um monte de lixo", segundo a
sua biografia de título "The fun of the sun" ( Corrijam-me se estiver errado ) "o microkernel ao qual o Mac OS/X foi desenvolvido, o Mach, possui todos os erros possíveis de design".

Eu particularmente acho que o Hurd não sofre tanto assim, e que a comunidade não deve se irritar com o Linus. Assim como o Hurd tem bases no Mach, o Linux tem bases no Minix.
Se o Andy Tanembaum não tivesse desenvolvido o Minix, o Linus não teria um kernel pra analisar, certo?
Segundo o que eu soube ele criticou o Mac OS/X devido ao Mach, mas não citou o Hurd em nada.

Emerson Val Silva
Debian GNU/Linux 2.2r2
C,C++,Pascal,Object Pascal,
BASIC,PHP,Assembler.