Re: kernel 2.4.3 in debian

On Tue, Apr 17, 2001 at 11:35:09PM -0300, Flavio Alberto wrote:
> Ola eu recentemente fiz a instalacao do kernel 2.4.3 para perntium
> classic... via apt-get eu estou agora tendo o seguinte problema para
> inicializar o kernel... da a seguinte mensagem de erro:
>
> request_module[block-major-3] : Root fs not mounted
> VFS: Cannot open root device "302" or 03:02
> Please append a correct root boot option
> Kernet Panic :VFS: unable to mount root fs on 03:02
>
> Alguem sabe o que esta errado?

Eu sei :-) descobri da maneira mais difícil quando instalei o
2.4.2 uns dias atrás para ter suporte às porcariadas on-board
que vieram com minha CPU nova.

Seguinte... os kernels antigos do Debian todos usavam um mesmo
initrd (init ram disk). Os 2.4.x usam um initrd específico para
cada versão. Para que isso funcione, você tem que colocar uma
linha específica na entrada da imagem no lilo.conf (bom,
supondo que você esteja usando o lilo).

Modelo (do lilo.conf da máquina em questão):

image=/boot/vmlinuz-2.4.2-pentiumiii
	label=Linux
	read-only
	initrd=/boot/initrd-2.4.2-pentiumiii

Explicação técnica:

O driver de IDE agora é um módulo. Obviamente, você não
consegue inserir o módulo se não tiver o arquivo em um
filesystem já montado. Mais obviamente ainda, não consegue
montar o raiz sem o módulo em questão. Aí você deixa, como eu
disse na mensagem referenciada acima, o pobre pingüim
perseguindo a própria cauda. A solução é montar um ramdisk que
tenha no mínimo o módulo IDE.

Nesse meio tempo, obrigado por me informar que já sairam os
pacotes kernel-image-2.4.3 :-) vou testá-los, pq parece que meu
driver de som (i810_audio) tem bugs no 2.4.2, e por algum
motivo incompreensível não estou conseguindo compilar o 2.4.3
aqui (e não estou com tempo pra investigar o mistério).

[]s,
                                               +----
--
           I say a prayer now our love's departed