Uso da Unstable [era: sourcelist again]

> Eu rodo unstable desde sempre e nunca tive problemas. Até porque, reitero
> novamente, rodar unstable não é estar instável. Rodar unstable quer dizer
rodar
> o mais atualizado possível.

Nao, nao. Rodar unstable significa estar disposto a enfrentar quaisquer tipos de
problemas que por acaso possam aparecer, e ter competencia pra isso. Enquanto
que o longo ciclo de desenvolvimento do debian muitas vezes leve a um uso da
unstable com carater unico de pacotes atualizados, isso nao devia ser feito.

Rode a unstable se voce quiser, mas em situacoes normais voce nao deve
recomenda-la. A base de usuarios maior deve ser sempre da distribuicao stable --
ou entao a propria nao teria sentido.

>Poucas vezes vi problemas na unstable

Idem. Uso sempre a unstable a mais de tres anos, e acompanho regularmente a
debian-testing, e foram poucas as vezes onde a unstable introduziu um problema
grave (Perl e X me vem a mente). No entanto, ela introduz atualizacoes por
demais constantes, e exige do testador um esforco em manter os pacotes
atualizados -- nao faz sentido testar um pacote antigo.

> que não me afetaram, por eu ter me precavido, como
>todos devem fazer, diga-se de passagem).

Idealmente, o usuario da unstable nao deve ser tao precavido. Ele deve estar
disposto a testar todas as mudancas, e arcar com as consequencias.

> estável feito uma rocha, use o batata.

Bingo. E acredito que todos nos (fora os testadores) querem um sistema o mais
estavel possivel. Todos devem usar o batata. Ocasionalmente, um usuario da
distribuicao estavel pode precisar de um pacote atualizado da unstable, mas isso
nao eh motivo para passar a usa-la. Existem varios esforcos de 'backporting'
desses pacotes atualizados[1], e esses devem ser preferidos aos pacotes da
unstable. Na falta do backport, melhor pegar o codigo fonte e recompilar _na
stable_.

Vale a pena lembrar que o problema da atualizacao de pacotes tambem eh atacado
com o lancamento periodico de 'releases' da stable. O batata ja esta na sua
terceira edicao[2].

[1] Uma busca por 'potato' ou 'backport' em
    http://www.internatif.org/bortzmeyer/debian/apt-sources/
    pode revelar varios desses esforcos
[2] http://http.us.debian.org/debian/dists/Debian2.2r3/ChangeLog

--