Re: Kylix

Olá pessoal.

Eu estou meio ausente da lista por falta de tempo, infelizmente, portanto
desculpem a demora por mandar esse comentário, mas eu acho importante...
	Pelo que eu fiquei sabendo, a Borland liberou grátis (não sei se open
source, mas creio que não...) as ferramentas de compilação por linha de
comando. Não só para linux, também para windows.
	Contúdo, o construtor de interfaces RAD do delphi/kylix, o IDE e toda
o resto não foi liberado. Muito provavelmente a Imprise irá liberar daqui a
algum tempo, seguindo o mesmo esquema que faz com windows. A cada versão nova
do delphi, a versão com o major number da nova versão menos 2 costuma ou ser
liberada ou vendida a preço de banana (por exemplo, versão nova = 6.0, versao
free = 4.x), inclusive em revistas de informática que vem com cdrom.
	Quanto às implementações open source do pascal, creio que, embora muito
interessantes, não tenham a mesma importância que o kylix tem para a
comunidade linux. Com o kylix, as inúmeras software houses que usam hoje
delphi + windows terão a opção de usar kylix. Elas pagam pelo kylix, mas não
pelo sistema operacional e pelas inúmeras ferramentas que passam a ficar
disponíveis, como gcc, qtez, ddd, kdb, xemacs, etc.
	Outro fator importantíssimo é que programas já feitos para windows
podem ser portados de modo muito fácil para linux. Imaginem qual será o
crescimento do número de programas para linux... Se um programa feito em
delphi não tem nenhuma chamada direta para funções da API do windows, basta
abrir o projeto no kylix e compilar...
	Não sei como está esse fator no kylix, mas talvez seja possível até
crosscompiling, ou seja, você programa em linux e gera programas para windows.
Eu tenho feito isso aqui em casa usando glade/gtk+, o resultado tem agradado...
Com o kylix, deve estar ainda melhor... Diga-se de passagem, até que enfim
alguém colocou o deb do crosscompiler para windows na dist da debian, o
responsável merece um parabéns!
	Eu sei que a maioria de vocês já tem opinião formada sobre isso, mas é
que eu sei que muita gente que assina a lista tem interesse em aprender e não
tem idéia de porque o kylix é importante... Eu acho ele importantíssimo, essa
atitude que a Imprise está tomando, bem ou mal, nunca seria tomada pela
Microsoft com uma ferramenta como Visual Basic.
	Acho correto críticarmos quem está dizendo que o kylix é open source,
isso eu creio vir da grande confusão da cabeça das pessoas que não estão
acostumadas com GPL e free software, mas acho correto apoiar o kylix, pois o
linux tende a crescer muito em número de aplicações às quais pode ser aplicado
se o kylix "pegar" no mercado.
	Espero que começem logo a portar programas delphi para linux.

	Até mais,

	Marcelo.

--
Marcelo Elias Del Valle    UIN: 30595143
marceloelias@iname.com http://mlinuxer.cjb.net MLinuxer