RE: GNU (Re: Linux na Folha de SP)

On 12-Apr-2001 Lalo Martins wrote:

> Essa história de novo? :-/
>
> O nome GNU não se refere ao fato de todos os componentes terem
> sido desenvolvidos pelo projeto GNU. O objetivo do projeto era
> criar um sistema inteiro que fosse livre, mesmo que pra isso
> alguns componentes fossem adaptados de outras fontes.

(...)

> Esse sistema que nós usamos hoje - principalmente o Debian - é
> praticamente o sistema que vinha sendo reunido e integrado pelo
> projeto GNU há anos, "powered by" o kernel Linux. Por isso que
> muita gente acha injusto chamar de Linux e não de GNU.

É, isso é um fato interessante que muita gente desconheçe.

> Eu pessoalmente gosto de dizer que uso GNU, ponto. Nem GNU/Linux.
>
> Senão, quem usa Windows ME teria que dizer que usa DOS, se o
> critério for o kernel ;-)

Ok. Ok. Ok. Gente, vocês sabem que eu entendo a filosofia, e tudo mais.
É só uma questão de costume. É que nem tentar convencer uma criança de
que se deve falar ludopédio em vez de futebol, ela pode saber que
aquilo é o certo, mas quero ver ela falar assim com os amigos :P

Mas é óbvio que a parte que a GNU desempenha no GNU/Linux é tão
importante que realmente mereça todo destaque possível. O único
problema é meu costume em digitar só "Linux" mesmo. Portanto, quando me
virem escrever "Linux" apenas, façam um regexp mental, ok?

Aliás o hmh já tinha me avisado ontem que isso ia dar num puta
flamewar, então gente, de uma vez por todas, afirmo - EU RESPEITO E
ADMIRO A GNU POR TUDO QUE ELA NOS DEU! NÃO ME QUEIMEM NAS CHAMAS DOS
SEUS E-MAILS INFLAMADOS!

Obrigado. :)
- --
carlos laviola - icq #55799523