GNU (Re: Linux na Folha de SP)

On Wed, Apr 11, 2001 at 07:24:55PM -0300, Carlos Laviola wrote:

> ? uma quest?o de costume. Al?m disso, nem tudo em meu sistema ? GNU,
> ent?o em vez de falar GNU/BSD/Artistic/.../Linux, eu falo "Linux", em
> refer?ncia ao kernel.

Essa história de novo? :-/

O nome GNU não se refere ao fato de todos os componentes terem
sido desenvolvidos pelo projeto GNU. O objetivo do projeto era
criar um sistema inteiro que fosse livre, mesmo que pra isso
alguns componentes fossem adaptados de outras fontes.

Esse sistema que nós usamos hoje - principalmente o Debian - é
praticamente o sistema que vinha sendo reunido e integrado pelo
projeto GNU há anos, "powered by" o kernel Linux. Por isso que
muita gente acha injusto chamar de Linux e não de GNU.

Eu pessoalmente gosto de dizer que uso GNU, ponto. Nem GNU/Linux.

Senão, quem usa Windows ME teria que dizer que usa DOS, se o
critério for o kernel ;-)

[]s,
                                               +----
--