Re: panic

On Sat, 07 Apr 2001 17:12:17 -0300, debian-user-portuguese@lists.debian.org wrote:
> putz... meu sonho de consumo... um notebook com Debian...

> heh... c acabou com seus dados ao fazer isso... muito dificil recuperar
> depois daqui...

> o que acontece eh que a particao naum estah formatada pra a
> ext2... ela naum tem o fs nela... rode um mkfs.ext2 nela... e... naum
> seria /dev/hda2?...

> muito remota..

> olhe acima...

> nah... rapidinho c faz isso =) o problema seria refazer os "dados
> principais" =)
>
> e tome cuidade com seus apps de windows... nunca deixe eles mexerem
> [...]

Eu Já consegui recuperar uma partição de forma parecida, mas utilizando o cfdisk.

Quando for reparticionar o disco anote as configuração, blocos e tamanhos. O cfdisk não
apaga nada quando reparticiona, o mesmo vale pro fdisk, porém os comandos que vc deu podem
limpar um sistema de arquivos, e isso é mortal. Norton mexe onde não deve quando não sabe o
que está fazendo.

Se o programa que vc utilizou não apaga o conteúdo do sistema de arquivos, e o Norton não
mexeu na partição, mas só na tabela de partições, então há uma chance sim de recuperar, mas
aí vc deve saber a geometria completa das partições antes do desastre.

O importante é onde a partição começa, se for recriado um byte atrás já não funciona.
Dê um fdisk -l /dev/hdx e depois anote os parâmetros, que vc poderá restaurar
partições modificadas recriando-as com o fdisk/cfdisk com esses mesmos parâmetros, caso
tenha esses problemas no futuro.

A propósito, vc não é o Renato, que era editor da Micro-Sistemas?
Emerson Val Silva
Debian GNU/Linux 2.2r2
C,C++,Pascal,Object Pascal,
BASIC,PHP,Assembler.