Instalacao remota e configuracao inicial

Senhores,

Estou experimentando Debian pela primeira vez.

Trabalho com o Linux desde 94, slackware 2.2 e kernel 1.1.59.

Desde essa época era a maior facilidade instalar um sistema a partir
de outra máquina usando NFS.

Já dei nó em pingo dágua fazendo instalações das mais variadas
maneiras.

Estou perplexo com a Debian: não possui uma forma simples para se
instalar remotamente.  Baixar 25MB para o HD local antes de iniciar a
instalação pareceu-me muito pouco inteligente.  E se a máquina não tem
nada mais que um floppy disk, isso é muito ruim.

Nas demais distribuições estou habituado a colocar um disco de boot e
instalar tudo, com o HD sem absolutamente nada, e sem cdrom na maquina
(apenas HD, floppy e placa de rede).

Espero poder rever favoravelmente minha opinião após esse "choque"
inicial...  :)

Mas isso não é o meu problema.

Slack, RH (& derivados) e a SuSE tem formas extremamente simples para
fazer a configuração inicial do sistema: slack->setup, RH->linuxconf e
outros, SuSE->YaST.

Como é na Debian?  Só fui questionado sobre teclado e timezone.

Como é que se configura:

     módulo para placa de rede
     TCP/IP
     resolv.conf

Tive que fazer isso no braço, incluive para poder me conectar via FTP
com a outra máquina que tinha as imagens dos CDs.

Depois configurei o /etc/modules, /etc/network/interfaces e
/etc/resolv.conf editando diretamente.  Isso é coisa simples de fazer,
mas não esperava NÃO ser questionado sobre essas informações.

Minha pergunta é: não tem nada para se fazer isso logo na
inicialização?  Pulei alguma etapa?

Existe algum DOC para quem inicia no Debian mas já conhece Linux muito
bem?  Existem algum doc que fala sobre a "filosofia" da distribuição?

Ah!  Isso é importate:

Tenho em outra máquina as imagens do CD1-nonUS e do CD2, montadas via
ftp.

Eu tenho que ficar selecionando o path de um CD e depois do outro CD
no dselect?  Tem como informar que se tem mais de uma fonte?

E para instalar o non-US?

Achei agora o "dselect Documentation for Beginners", acho que o que eu
quero é um "multi_ftp". :) Tudo bem, vou testar o multi_nfs...

É duro ser newbe...  :))

--- Wagner                      wks@niktu.psi.com.br