Re: [DEBIAN TESTING] Pergunta Sobre Desempenho

Faz algum tempo que eu não brinco com a Testing, mas como o gerenciamento de memória é tarefa do kernel, e desde o  lançamento Gnome 3, ele está tão ou mais pesado que o KDE, talvez seja uma boa idéia dar uma olhada no log de atualizações do kernel que você está usando nesta versão para acompanhar o que mudou no gerenciamento de memória, além de fazer o mesmo com relação ao gnome.
Verifique o quanto dessa memória utilizada é compartilhada, cache ou buffer. Sei que é possível mudar a política de memória para o kernel, mas não sei se será necessário recompilar-lo.

Espero não ter escrito besteiras, mas uma idéia interessante seria pegar uma máquina estável, criar duas máquinas virtuais (uma com o Debian Estável e outra com o Testing), instalar os mesmos programas, fazer as mesmas coisas e verificar, sempre de olho com o comando free, como está o consumo de memória em ambas.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.