Re: halt vs shutdown

Le jeudi 09 septembre 2021 à 12:24 -0300, Sinval Júnior a écrit :
> nunca vi em máquinas i386, contudo era bastante comum em
> arquiteturas, SUN

Tinha Sun i386, mas imagino que fosse outro nível também.

> IBM, SPARC, usando o comando halt, podíamos
> inclusive trocar alguns processadores, memória...

Cheguei a mexer com Sun Sparc, mas nessa época meu nível nerd era muito
baixo, até fiz muita bobagem.  Mas acredito.  Como o Post
(inicialização do firmware) era relativemente lento, entendo que
pudesse haver uma boa vantagem nisso, ainda mais que pelo menos o Open
firmware provavelmeente era inteligente o suficiente para enxergar a
mudança no equipamento.

> Antigamente essas
> arquitetura eram bastante usadas em storage etc... Atualmente não sei
> como funciona.

Ainda são, eu mesmo trabalhei com Sun Sparc como servidor de banco de
dados, arquivos, impressora e até como hospedeiro de MS Windows 32 bits
(acho que era chamado algo como Sun Wabi).

> Com relação à troca de controladora, é bom comum
> trocar em arquitetura, RISC e para isso era necessário usar o comando
> halt, uma instrução para parar a CPU, creio que não funcione em
> arquitetura intel.

Ah, então o halt era diferente.  O halt no Intel deixa a máquina toda
no ar, até onde sei, parando apenas o sistema operacional.  Talvez em
servidores Intel tenha algo mais sofisticado, já que a Intel chegou a
desenvolver o Itanic, de triste memória, como concorrente dos Risc.
Talvez tenha algo assim também nos servidores ARM, que não deixam de
ser Risc, embora tenham vindo por assim dizer de baixo, não de cima.

--
Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA <l@dutras.org>