Re: halt vs shutdown

Leandro, nunca vi em máquinas i386, contudo era bastante comum em arquiteturas, SUN, IBM, SPARC, usando o comando halt, podíamos inclusive trocar alguns processadores, memória...Antigamente essas arquitetura eram bastante usadas em storage etc... Atualmente não sei como funciona. Com relação à troca de controladora, é bom comum trocar em arquitetura, RISC e para isso era necessário usar o comando halt, uma instrução para parar a CPU, creio que não funcione em arquitetura intel.

Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.

#=================================================================+
#!/usr/bin/env python
nome = 'Sinval Júnior'
email = 'sinvalju arroba gmail ponto com'
print nome
print email
#==================================================================+

Em qui., 9 de set. de 2021 às 11:58, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA <l@dutras.org> escreveu:
9 set 2021 9:21 −3, Sinval Júnior:
> poderá fazer sentido, pelo menos em computadores antigos, efetuar
> alguma manutenção

Que manutenção faz‐se sem sistema operacional mas com a máquina
ligada?  O mais próximo que consigo imaginar seria ou /firmware/,
que exige a reinicialização até onde eu saiba; ou modo monousuário,
em que faz-se telinit 1, porque ainda se precisa do sistema
operacional ativo.

> trocar uma controladora.

Não se trocam controladoras com máquinas ligadas, que eu saiba.

--
/¯\
\ / +55 (61) 3546 7191           xmpp:leandrod@jabber.org