Processo consumindo 100% de CPU

Tô usando o notebook a mais de um ano, e tenho notado o desempenho
mais lento nos ultimos dias. Usando o comando 'atop' fiquei surpreso
com o processo abaixo, consumindo 100% de CPU.

1091    9.70s     0.29s        0K        0K        0K        0K
root       root        --      -      20    S        0    100%    core

Mas não consegui achar detalhes, qual processo é esse e como gerenciar
o consumo. Vocês tem alguma dica?

Notebook Ryzen 5 3500U com 8GB de RAM, Debian stable com kernel
5.10.0-0.bpo.3-amd64 vindo do repositório buster-backports.

--

Enviado de um dispositivo móvel