Re: Falha no Boot - Positivo Mobo S7 (Programa UCA)

Olá Osvaldo,

ter 17 mar 2020 às 20:56:24 (1584489384), osvaldoluciano@gmail.com enviou:
> Saudações pessoal,
>
> Sou professor das séries iniciais e peço ajuda nesta lista. Estou
> trabalhando no desafio de tentar resgatar para o uso aqueles classmates
> (design da Intel) que a Positivo vendeu ao governo brasileiro no Programa
> UCA (Um Computador por Aluno). Originalmente ele veio com o Mandriva Mini.
> Mesmo neste SO original eles estão apresentando um problema:
> *- a BIOS (Phoenix SecureCore vs ec 1.01) inicia, mas após fazer a leitura
> completa do hardware, pára e não inicia o grub, fica uma tela preta; só
> [...]

Você sabe se a fonte de energia desses computadores é original
do fabricante?

Pergunto porque tive um problema _parecido_ ao trocar uma fonte
por outra genérica. A inicialização era interrompida logo no
início com uma mensagem de erro informando a inadequação da
amperagem/voltagem. Pressionando qualquer tecla a inicialização
prosseguia.

No seu caso, eu pesquisaria no site do fabricante acerca dos
"bios boot error codes/signal". Essas mensagens de erro
geralmente são por sinais sonoros ou luminosos. Observe se
há algum tipo de repetição luminosa parecida com um código
morse e compare com as informações do fabricante. Isso
provavelmente significa que algum componente não está
funcionando da forma esperada ou que algum conector está
com defeito. A solução seria então identificar qual o
componente/conector defeituoso e consertá-lo.

Boa sorte!