Falha no Boot - Positivo Mobo S7 (Programa UCA)

Saudações pessoal,

Sou professor das séries iniciais e peço ajuda nesta lista. Estou trabalhando no desafio de tentar resgatar para o uso aqueles classmates (design da Intel) que a Positivo vendeu ao governo brasileiro no Programa UCA (Um Computador por Aluno). Originalmente ele veio com o Mandriva Mini. Mesmo neste SO original eles estão apresentando um problema:
- a BIOS (Phoenix SecureCore vs ec 1.01) inicia, mas após fazer a leitura completa do hardware, pára e não inicia o grub, fica uma tela preta; só consegue iniciá-lo na segunda tentativa. Nesta tela preta, qualquer tecla pressionada faz ele reiniciar.

Fiz uma customização do debian, com xfce e várias suítes de jogos do kde, com alguns aplicativos do projeto DebianEdu também (tudo num cartão de 4G) e acho que consegui dar um fôlego maior a esses equipamentos públicos. Hoje, estou trabalhando com uma customização do Debian9.11/XFCE4.12. Porém, estou com aquele problema no boot. Só na segunda tentativa inicializa. E o mais curioso, se for curto o intervalo entre o desligamento e o novo boot, ele inicializa normalmente (ou seja, na terceira, na quarta... tentativas).

Alguém conhece as razões do problema ou tem hipóteses para investigação?

Agradeço muito e abraços a todos!

Osvaldo