Re: configuracao de teclado

Le mer. 1 mai 2019 à 19:32, G.Paulo <linuser@terra.com.br> a écrit :

> Gnome:
> Ha duas variantes de teclado: English (US) e English (US, international with dead keys). A primeira produz os caracteres normais. A segunda nao produz o caracter acentuado que seria esperado, mas simplesmente o proprio acento.

No console, tens o resultado esperado?

Caso positivo, creio me lembrar que o Gnome não herda mais as
configurações do console, infelizmente, a menos que se use uma
gambiarra de que já não me lembro bem, e que creio nem funciona nas
últimas versões.

Se escolheste, conforme entendi, a opção correta no painel de controle
do Gnome, o que parece me lembrar é que ainda pode haver uma questão
de método de entrada (ME ou IM, /input method/) no Gnome.  Também não
lembro dos detalhes, mas duas dicas: (1) procura por -im ou algo assim
com apt, aptitude ou synaptic, a teu gosto; e (2) num campo de entrada
de texto qualquer nalguma aplicação nativa Gnome (não sei se é o caso
do Firefox, LibreOffice ou Emacs, por exemplo, mas seria do Epiphany
Web, Gnumeric ou gEdit), use o botão direito do dispositivo apontador,
ou a tecla menu, para ter o menu contextual e ver se aparece uma opção
de ME.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org