Re: Pesquisa Pessoal para Análises

Então, tiver 10 respostas sobre. Deixa eu explicar sobre o porque perguntei.

O que acontece, uso Ubuntu desde 2007. Meus computadores pessoais sempre foi ele ou algum flavor. Últimos anos Xubuntu em Dual-boot com M$ por questões de ferramentas do trabalho que só funcionam com produtos da M$.

Tenho experiência/contato com diversas distros em serviços para clientes: Slackware, Slax, Fedora, Puppy (certos PCs antigos já me salvou muito), DamnSmall, SliTAZ (outro bacana para um rápido USB-Rescue no dia-a-dia e old-PCs), TinyCore, recentemente RHEL, Oracle, CentOS, Alpine e último trabalho o Debian diretamente.

Foram muitas distros, afinal o que melhor couber/precisar no serviço a ser feito, vai! ahahahaha.

Hoje trabalho diretamente com provedor de internet, além da consultoria/serviços.

Em todos esses anos de uso de Ubuntu, não tive problemas (com a versão LTS), principalmente em servidores.

Tinha até umas semanas atrás uns 10mil clientes/assinantes de ISP usando em suas casas diretamente recursos de servidores Ubuntu, num serviço crítico (para mim) para o segmento: DNS e Virtualização.

DNS nunca enfrentei problemas.
Encontrei uns problemas com virtualização através do conjunto Ubuntu + Virtualbox, sempre que atualizava tinha uma dor de cabeça devido módulos no Kernel do sistema base, coisas que resolvi sem muito stress mas incomodava.

Dai encontrei estabilidade na ferramenta de virtualização Proxmox, e o que me chamou atenção dele foi a base dele ser o Debian. Nele encontrei melhor aproveitamento/desempenho dos recursos do servidor. Aproveitei e troquei também servidores DNS (até então sem muitas mudanças de desempenho).

Neste embalo, além do servidor de VMs, DNS e outros, resolvi mudar meu note pessoal para Debian, acostumado com "as facilidades Ubuntu" encontrei algumas coisas chatas/demoradas nele, mas já resolvidas (falta de costume de encontra-las hahahaha) foi justamente quando entrei na lista e mandei este email para entender porque muitos usam ele também em computadores pessoais.

Abraço a todos e obrigado pela leitura/respostas.