Re: Recuperar instalação

Bom dia!

On Thu, 2019-04-25 at 19:22 -0300, G.Paulo wrote:
> Olá. Obrigado pela resposta.
>
> O kernel panic ocorre após
>   /sbin/init: error while loading shared libraries: liblz4.so.1: cannot
> open share object file: no such file or directory
>   8.470290] Kernel panic - not syncing: attempted to kill init!
>   8.470393] Pid: 1, comm: init Not tainted 3.2.0-2-amd64 #1

	Antes de mais nada, sinto muito pelo seu imbróglio. É por isso que
normalmente nesses casos se faz o upgrade um release por vez! Claro, isso não
ajuda na sua situação atual, mas fica o aprendizado para a próxima ocasião.

	Quanto ao seu problema atual, acho que ainda é possível recuperar sua
instalação.

	Pela imagem que você mandou em anexo, você está tentando dar o boot com
o kernel 3.2.0, que entra em pânico aparentemente porque não está encontrando a
liblz4.so.1 (que deveria estar em /usr/lib/x86_64-linux-gnu/liblz4.so.1), que
normalmente é um link para o arquivo real, que pode ter sido substituído no
upgrade, e por algum motivo o kernel não consegue carregar (infelizmente a
imagem cortou a mensagem, então não dá pra ter certeza de qual o erro).

> Dúvida: quando você diz montar os discos, significa montar exatamente
> quais partições? Eu posso acessá-las todas mas, por
> exemplo /, /boot, /usr etc. já estão montadas pelo live. Logo, não
> posso montá-las novamente com as partições do HD sem desmontar as
> outras.

	Nesse caso, você pode montar o seu raiz no /mnt, e montar as outras
relativamente a ele. Então o /boot ficaria em /mnt/boot, e assim por diante.

> Bem, decidi fazer o seguinte: copiei o kernel do live para a
> partição /boot do HD. Tentei reiniciar o sistema informando ao grub o
> novo kernel na forma abaixo (sda7 ẽ a partição do HD onde está o
> meu /boot):
>
> insmod ext2 set root='(hd0,7)'
> linux /vmlinuz-4.9.0-8-amd64
> root=/dev/sda7 ro quiet
> initrd /initrd.img-4.9.0-8-amd64
> boot

	Naturalmente isso vai falhar, já que o seu sistema não faz idéia do que
fazer com esse kernel 4.9. Digo, o kernel se sustena por si próprio, mas não
necessariamente o seu sistema vai saber conversar com ele. Bibliotecas
importantes como a libc, por exemplo, receberam vários upgrades desde a Squeeze
e não serão, necessariamente, compatíveis.

	A pergunta é: você ainda tem o kernel 2.6 da Squeeze instalado? Se sim,
tente iniciar por ele, acho que seria a melhor chance.
	Acredito que, se existe chance de recuperar esse sistema, será se esse
kernel conseguir dar o boot sem pânico.

	SUPONDO que você consiga esse boot, o próximo passo é recuperar a sua
instalação da Squeeze. Para fazer isso, faça o seguinte:

1) Remova todas as linhas do seu sources.list que não sejam da Squeeze.

2) Edite o arquivo /etc/apt/preferences, e adicione o seguinte:

Package: *
Pin: release n=squeeze
Pin-Priority: 1001

3) Verifique se o diretório /etc/apt/preferences.d (se existir) não contém
nenhum outro arquivo que possa entrar em conflito com esse (na dúvida, remova os
arquivos e coloque de volta depois)

4) Faça a sequência normal de upgrade:

	# apt update
	# apt upgrade
	# apt dist-upgrade

Supondo que isso corra bem, ao final do processo você deverá ter de volta a sua
instalação da Squeeze. Remova a configuração do /etc/apt/preferences, e faça os
upgrades em sequência - com paciência, de release em release.

Espero que isto ajude.

Abraços
Francisco

--