Enc: Recuperar instalação

------- Mensagem encaminhada -------
De: linuser@terra.com.br
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Recuperar instalação
Data: Qua 24/04/19 21:08

Prezados:

Delicadíssima esta situação: ao fazer um upgrade do Squeeze diretamente para o Stretch (sei, foi um objetivo ousado), que é a atual stable, terminei com um kernel panic. Durante o upgrade, após instalação de muitos pacotes, remoção de outros tantos, resolução de conflitos e muitos apt-get install upgrade, dist-upgrade, aptitude safe-upgrade etc., terminei com a máquina não conseguinto mais inicializar. Como nem mesmo consigo copiar as informações da tela, a figura anexa mostra a tela final em que o sistema para após o boot. (Aliás, perdoem anexar figura e fazer este e-mail em html). Bem, sem dúvida fiz algo de muito errado.

Agora, vamos ao ponto: como saio dessa? Consigo bootar com um live via pendrive, posso montar partições (o /home está íntegro, felizmente), mas não sei como proceder para tentar recuperar ou retomar a instalação. Poderia simplesmente fazer nova instalação, do zero, mas gostaria de preservar algum software já instalado que não pertence à distribuição (compilador Intel e Matlab, por exemplo). Além disso, são quase 10 anos de configuração e tuning do sistema para fazer tudo o que eu precisava. Sobretudo, porém, preciso preservar o /home contra minha própria estultice.

Dito isso, há algum tutorial, thread da lista ou qualquer outro recurso que me auxilie nesse processo? Ou é melhor desistir e fazer a instalação do zero? Ou alguém consegue me dar uma dica por aqui mesmo?

[]'s, G.Paulo.