Re: Debian em Blade com storage

Em qui, 24 de jan de 2019 às 09:04, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA <l@dutras.org> escreveu:
Le mercredi 23 janvier 2019 à 18:31 -0200, Sandro a écrit :
> muito boa tarde !!

Bom dia!

> Tenho um Blade com 3 laminas Dell Power Edge R630 de 128 GB Ram cada
> e um storage HP 3par de 96 Teras. Gostaria de colocar essas 3 laminas
> em cluster e estou pensando no Debian ou Proxmox

Nunca ouvi falar desse Proxmox.  A Dell o suporta?

Mesmo ???

Acredito que o Sr. precisa se atualizar .

https://www.proxmox.com/en/

https://pve.proxmox.com/wiki/Category:HOWTO

Toda a infra-estrutura do Facebook foi migrada para o Proxmox, por volta de 2011-2012 .

E, naturalmente a Dell não o suporta, o que é que aquela empresa preguiçosa suporta ?

> gostaria de saber a opiniao dos senhores

Impossível dizer sem mais detalhes.  Por que esse Proxmox seria uma
alternativa ao Debian?  A Dell o suporta?  Que tipo de comunidade está
por trás dele?  Tão importante quanto o suporte, comunitário ou da
Dell, para que usarás o sistema, e como?

Proxmox É Debian, ele foi "construído" ao redor da base Debian, apesar de existirem imagens dedicadas para "simplificar" a instalação para leigos, aquilo que é chamado na documentação do Proxmox de "Instalação avançada" ( que é a única que eu uso ! ) não passa de uma série de scripts que são executadas depois de se instalar um Debian 'padrão".

A comunidade é enorme, embora esteja mais presente na Europa ( a equipe básica do Proxmox , aqueles que recebem salário para desenvolvê-lo, situa-se na Alemanha ) . mas existem profissionais trabalhando com e desenvolvendo o Proxmox em todo o mundo .

Eu uso Proxmox desde 2007, utilizei-o em todas as implementações de Private Cloud nas quais fui contratado desde 2008, todas sólidas e confiáveis . Nenhum dos clientes jamais sentiu necessidade de migrar para qualquer outra ferramenta .

Fábio Rabelo