Re: BCache

Le samedi 03 février 2018 à 11:11 +0000, Paulo Correia a écrit :

> Eu uso o SSD como HD de boot e programas, no HDD mantenho os
> arquivos.  Meu SSD tem  128 GB e o HDD tem 3 TB.

Faz sentido, porque os binários (/, /boot, /usr, /lib, /opt…) tendem a
não mudarem e serem usados constantemente, o que prolonga a vida útil
(relativamente pouca escrita) e tem maior influência no desempenho.
Outra coisa que pode ajudar muito em desempenho, embora envolva muita
escrita, é colocar em SSD arquivos temporários (/tmp) e arquivo de
troca (/swap), assim como dados de serviços (/srv), que tendem a ser
menores que os de usuário (/home), e de configuração (/etc).

	Em outras palavras, com 128 Gio eu particularmente, para um
caso geral, deixaria tudo lá exceto /home.

	Agora, para usar como cache, mesmo 128 Gio parece muito.  Por
exemplo, se não me falha a memória os Intel Octane costumam ter 16 Gio
ou algo assim.  Qualquer coisa de 120 Gio para cima eu já usaria para
determinadas partições, como as que mencionei acima.

> Acredito que o SSD pode ser menor que o HDD, pois normalmente o
> cache sempre é menor que a memória. (A analogia é do cache de RAM que
> é feito em disco [swap])

Arquivo de troca não é cache, e pode ser até maior que a memória viva
(RAM).  Se quiser analogia, seria dos caches de memória mesmo, L1, L2 e
L3 por exemplo.  A idéia, para além de analogias, é que memória mais
rápida, mais cara e por isso menor, seja cache de memórias mais baratas
(e por isso maiores) e mais lentas.

> Mas tem que analisar o tamanho dos arquivos que serão abertos para
> dimensionar o tamanho do SSD e do cache que ele fará, talvez por
> isto não achou uma resposta no Google.

Como assim?  Não me parece que ficou claro que análise seria essa.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org