Re: ponto de montagem

Quem é /mnt/usb?
Com o pendrive desmontado: é um sub-diretório diretório do diretório /mnt. Suas permissões refletem isso.
Com o pendrive montado: é a partição raiz do pendrive. As permissões do diretório são modificadas para exibir as permissões da partição raiz do pendrive.

Modifique as permissões de /mnt/usb com o pendrive montado (ou seja, /mnt/usb será a raiz do pendrive) e as mudanças serã definitivas)