Re: Desligamento Abrupto

Dependendo da configuração do seu equipamento o sistema pode estar finalizando bem rápido corretamente e você nem estar percebendo.

Mas pode ocorrer também do seu shutdown não estar utilizando o systemd para o desligamento.

Esses Debian 8 é atualizado ou instalado diretamente do zero?

Verifica se com o comando "systemctl poweroff" mostra os serviços sendo finalizados.

Verifica também se o shutdown está apontando para o systemctl:

root@debian:~# ls -l $(which shutdown)
lrwxrwxrwx 1 root root 14 Jan  4 21:42 /sbin/shutdown -> /bin/systemctl

Abraços,

Atenciosamente,
Gabriel Ricardo
Fone: +55 41 88817828