[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [OFF] Filosofia e TI



Boa tarde;

Devo discordar de você colega. Veja a filosofia está presente no software livre (Discordando sinta-se livre para manifestar-se), o termo off foi bem aplicado, por não tratar-se de Debian mas de assunto arcabouço de T.I.C.

Eu acho curioso, o cara tem formação técnica e reclama que ganha pouco, aqui mesmo já teve casos de ofenderem o colega por postar vaga a pedido da empresa dele e determinadas pessoas(Que não vem ao caso quem são) se chatearem ou até me ofenderem-se com requisitos e valores monetários. Ora, eu entro no google tem lá como criar um servidor, subir o samba, compartilhar arquivos, me dizem que Linux é seguro e estável, logo pago o salário mínimo para o cidadão ler os tutoriais na internet e ou pesquisar (no google) como fazer outra coisa que precise, DNS, DHCP etc.

Quando abordamos temas que saem do "apertar parafuso" que fazem parte do espectro do profissional (Como tantos outros, postura, vestimenta, boas maneiras, modo de falar, de redigir um texto, apresentação, expressar-se como um todo) é mal visto?

Imagina se sou um empregador e leio isso, vou confirmar pago o salário mínimo mesmo pois esses cara não manjam nada de nada, só apertar parafusos, leia-se gado.

Nos dias de hoje acreditar que o conhecimento técnico é o importante(única e exclusivamente) e total desconhecimento do modo de vida da sociedade contemporânea.

Faça um teste, seu melhor professor da escola, faculdade era quem detinha o maior grau do saber? Um colega na sua profissão, mas bem remunerado é necessariamente o que sabe mais?

    Toda vivência e experiência é bem vinda.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o tema:

O profissional de T.I.C. não vive de lógica e sim da lógica aplicada , o filósofo é quem demonstra saber filosófico e não o diplomado.

A filosofia é um meio de responder nossos questionamentos. Acima por exemplo citei o salário mínimo, seria justa tal remuneração? (Aqui entra a filosofia, o que é o justo?).

Infelizmente as universidades Brasileiras principalmente os cursos de humanas são celeiros de um modo de pensar que resultou em catástrofe em toda a história da humanidade. Como a maioria nunca vai fazer algo de produtivo para a sociedade(Salvar uma vida, construir algo, criar, inovar, empreender, etc), então podem continuar repetindo a asneira que ouviram, logo vai viver sustentando pelo governo, seja encontrando um canto para encostar, uma bolsa, ou virar professor e continuar o ciclo. Onde o diálogo é proibido e velado.

Mas o que isso tem a ver com filosofia na T.I.C.? A formação da maioria dos filósofos(Aborda apenas uma linha de pensamento ), não discutem os problemas reais da sociedades, ficam com ideias utópicos ou visões distorcidas, o modo de pensar filosófico é útil mas não pondo em prática tal saber torna-se inútil. Ninguém paga pelo que você sabe e sim pelo que faz ou quem ou quantos influencia com seu este saber.

Abraços

Em 07-02-2017 09:10, Leandro Guimaraens Faria Corcete DUTRA escreveu:
Le lun. 6 févr. 2017 à 14:08, Rodrigo Cunha <rodrigo.root.rj@gmail.com> a écrit :
Guimarães, se tiver uma lista de TI que trate de filosofia me passe, não conheço nenhuma e ficarei grato se me indicar alguma.

Não tem que eu saiba, mas há listas menos focadas que esta.


Enquanto não tenho outra lista, vai esse lista mesmo como [OFF] _termo apropriado;

Como já disse, fora de tópico, fora da lista; nada apropriado.


Desta perspectiva a pergunta certa seria:
Por que a filosofia, que trata da lógica não deve ser importante para quem depende de lógica para seu sustento?

Filistinismo por um lado, mas por outro a lógica é apenas uma ferramenta da filosofia. É perfeitamente possível aplicá-la sem aplicar outros ramos igualmente importantes, e em muitas situações pode ser bastante adequado. Claro que há ramos imprescindíveis sempre, como ética.

E, por ser fora de tópico, paro por aqui e peço que todos parem também.




Reply to: