[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [OFF] Filosofia e TI



As questões filosóficas existem independentes de serem estudadas formalmente.

Em 04-02-2017 20:03, Rodolfo escreveu:
A epistemologia está ligada ao conhecimento científico, e não em questões abstratas do que é e do que não é. Para mim a importância da filosofia no campo científico de TI é ínfimo, pois a especificidade das ciências exatas são as mais necessárias visto que no trabalho da TI a nossa necessidade se diz ao uso do melhor conceito para atribuir uma melhora, o desenvolvimento e/ou inovação, uma descoberta que não precisa ser medida e nem comparada com outras pois a resolução do problema é o objetivo de todas as pesquisas nessa área. Agora é possível obter um resultado revolucionário com o uso da filosofia na nossa área? Acho que essa resposta está mais ligada a física, química e semelhantes do que na nossa área, pra mim à área de TI é nada mais do que o uso do conhecimento adquirido com as pesquisas dos conceitos naturais para resolver problemas especificamente de matriz auxiliar ao trabalho do homem. Bom, é a minha impressão sobre o tema.

Em 4 de fevereiro de 2017 17:17, Rodrigo Cunha <rodrigo.root.rj@gmail.com> escreveu:
Não me aprofundarei no tema: O que é a filosofia para mim, pois é massante e desgastante, envolve perguntas complexas como: "O que é verdade" ou "O que é a realidade".

Porém, o oficio de TI, que nos traz a necessidade de estudar linguagens, conceitos, boas praticas, etc.Me remete a um dos campos de estudos da filosofia : a "epistemologia" ou mesmo a filosofia analítica(filosofia da linguagem).

Dito isso, pergunto aos meus companheiros de oficio: Qual é a importância, para vocês, da filosofia para o avanço e para a epistemologia dentro do campo da informática ou do tratamento da informação.Seria seu estudo mais um peso ou uma necessidade humana frente a questão "homem x maquina".

--
Atenciosamente,
Rodrigo da Silva Cunha
São Gonçalo, RJ - Brasil




Reply to: