Distro i386 ou amd64

Bom dia caros, estou retornando aos estudos deste SO, e fico no momento na dúvida se os módulos dos drivers para os modelos i386 ou amd64 são estáveis, no que tange ao hardware de redes sem fio.

Eu possuo 2 receptores Wireless externos USB, utilizo apenas um no Windows segundo dica de um professor meu, pois dois receptores acabariam entrando em colisão de dados, onerando meu uso para com a Internet. Em meu apto possuo mais 4 PCs todos utilizando Windows. O máximo de tráfego de dados que tenho são alguns arquivos entre eles, além de impressão, esporadicamente.

O hardware que irei instalar o Debian é uma CPU Intel i5 4a geração com 8Gb DDRAM3.

São 2 perguntas portanto:

1) Indicado utilizar a distro amd64 para essa arquitetura? Sem problemas para com drivers, principalmente wireless?
2) Consigo utilizar ambos os receptores wireless no Linux? Isso traria algum benefício caso positivo?

De antemão agradeço a participação e auxílio de cada um de vocês.

Abraços
--
Guilherme Oliveira Magalhães
Engenheiro Ambiental/Analista de Sistemas