OFF TOPIC - Bloqueio de portas pelas operadores

Senhores boa tarde

Desculpem pelo off topic, mas como nesta lista temos pessoas antenadas e com vastos conhecimentos em diversas áreas acho que o assunto pode ser interessante.

Tenho uma banda larga Vivo (antiga GVT) é sem nenhum aviso prévio bloquearam minha porta 5555. Essa porta estava sendo utilizada a seis meses ou mais por um aplicativo corporativo com baixa demanda de trafego, ou seja nada ofensivo ao uso de banda.

Minha duvida: As operadores podem bloquear as portas que quiserem quando acharem interessante?

Atenciosamente

Mauricio Neto