Re: Inicialização do Debian no GRUB alterado depois de atualizar o Ubuntu.

Olá. Fred pela info.

Li aqui https://wiki.debian.org/GrubReboot que o comando # grub-install somente é feito no Grub v1. Já no Grub v2 não. O comando correto, segundo o wiki Debian é o update-grub, mas antes tem que alterar as informações do /etc/default/grub GRUB_DEFAULT.

Em seg, 17 de out de 2016 às 22:00, Fred Maranhão <fred.maranhao@gmail.com> escreveu:
> Bom dia colegas usuários Debian!
>
> Depois que eu fiz uma atualização da outra distro que eu tenho em meu
> notebook, que era o Ubuntu 16.10 para 16.04 LTS (pois será apenas para
> reserva), o GRUB foi alterado.

normal. o ubuntu deve ter atualizado o grub dele e no grub, atualizou a MBR.

> Agora o GRUB esta como primeira opção o Ubuntu, em vez do Debian 8.5
>
> Como faço para retornar ou Debian como preferencial?

primeiro escolha quem vai escrever na MBR. o grub do debian ou o grub do ubuntu.

> Ah... já tentei o comando:
> # sudo gedit /etc/default/grup

não basta. tem que rodar grub-install. dê uma lida no man do grub-install.

> Mas este arquivo esta em branco, sem nenhuma informação.

como a ultima escrita na MBR foi pelo ubuntu, talvez simplesmente
rodar o grub-install (com os parâmetros corretos) resolva. quando falo
dos parâmetros corretos estou falando do INSTALL_DEVICE do qual o man
fala.