script em Raspbian

Este problema não é exatamente sobre Debian, mas sobre o Raspbian rodando num Raspberry Pi. Mas creio que as causas e soluções sejam as mesmas que num desktop Debian. Diz respeito à inicialização de programas ou scripts quando se liga o computador (ou o pi). O caso é este:

Ao ligar a máquina, espero que ela verifique se há um dispositivo usb (pen drive) conectado. Se houver, roda-se um certo programa (um script que faz um backup); se não houver o dispositivo conectado, roda-se outro programa (que faz aquisição de dados). O problema está em que, logo após o boot, em geral o dispositivo usb ainda não está montado, mas o sistema já está pronto e rodando. Logo, o dispositivo não é detectado (naquele exato instante) e não faz o backup. Parece-me que o 'montar um dispositivo' é uma tarefa que pode levar algum tempo...

Outro desafio associado a isso é que a cada vez que um dispositivo é montado, ele aparece como '/dev/sda' ou '/dev/sdb' (com meus arduinos conectados ao desktop Debian ocorre o mesmo, mas isso é outra história). Como não sei de antemão qualdos dois será o dispositivo, preciso verificar a existência de ambos.

Se for muito off-topic, ignorem, por favor.

[]'s, G.Paulo.