Openbox ou IceWM ou GNUstep?

Estive usando um Positivo "merendeira" de tela minúscula nos últimos dias e fiz um clonezilla para um pendrive da Kingston que pode ser mexido sem temer.

Daí eu preciso adaptar minhas necessidades afinal estou sem o ThinkPad x60s, então a necessidade move o usuário de Software Livre.

Estou eliminando tudo de LX (menos lxterminal), GNOME (preciso de network-manager-gnome?), MATE e KDE disponível no Debian clonado no Kingston. Ele precisa ser enxuto suficiente para rodar bem nesse Intel(R) Atom(TM) CPU N455   @ 1.66GHz de 2GB RAM e tela minúscula que não sei a resolução.

Mexo no volume de áudio com '$ alsamixer' e vejo carga de bateria pelo '$ wmbattery'. Executo vídeos e músicas com '$ mplayer destino/video.ogg' e estou aprendendo a teclar essas teclas macias com todas opções possíveis.

Tenho dúvidas.
1) No Openbox, quando clico com botão direito na Área de Trabalho, como faço para colocar o lxterminal no lugar do inabitável xterm ? AInda não descobri, se alguém souber por favor me fale.
2) No IceWM, eu consigo mudar o menu iniciar dele e a barra de ferramentas numa boa. Mas eu vou querer trocar. Como faço para iniciar com '$ startx' no tty1 a tty6 para trocar a GUI (Graphical User Interface) ?

3) Como não eliminar o network-manager que quer ir junto com o que tem de resto do MATE?

Por enquanto são essas dúvidas.

 Atenciosamente,
Thiago Zoroastro.