palavras-chave/debtags (era: Re: dual boot win10+debian)

On Thu, 06 Oct 2016, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro wrote:

> Creio que precisarias ser um mantenedor Debian, ou entrar em contato
> com um, preferencialmente do pacote em questão.

Correto.  O caminho *para o apt-get* seria verificar se já não existe
tal pedido de funcionalidade na bug-tracking-system, e se não houver,
abrir um bug do tipo "wishlist" pedindo a funcionalidade.

Agora, se você não se importa de utilizar outros utilitários que não o
"apt-get" para obter a informação que deseja, eles existem, e acredito
que pelo menos um deles tem a funcionalidade.

As "palavras chave" para pacotes no Debian são conhecidas como "tags", e
no Debian seguem um esquema oncológico definido.

Leia aqui:
https://wiki.debian.org/Debtags
https://debtags.debian.org/

Utilize os utilitários "apt-cache", "aptitude" ou "debtags" para fazer
busca por tags.  O aptitude pode ser configurado para mostrar também as
tags (ou qualquer outro campo) quando lista pacotes, por exemplo.

Possivelmente algum dos utilitários gráficos de gerenciamento de pacotes
também implemente suporte às debtags (synaptic, packagesearch).

Quando as "palavras chave" desejadas não seguem o tipo de informação
para as quais são utilizadas as debtags, elas são colocadas
estrategicamente em algum lugar (como parte do texto) da descrição longa
dos pacotes, e encontradas via busca livre (por exemplo, usando o
"apt-cache search").

Um ponto importante é que tudo isso funciona mais ou menos bem em
inglês.  Não sei a quantas anda a internacionalização e localização para
outras línguas do sistema de debtags, seria o caso de alguns dos
colaboradores que lidam diretamente com l10n/i18n responderem (ou de
você testar).

A busca livre na descrição dos pacotes funciona bem em qualquer língua,
até onde sei.

--
  Henrique Holschuh