ifdown: interface eth0 not configured

boa noite amigos,

Fui pego de surpresa com a seguinte situação no meu desktop debian
Tenho em casa para testes um servidor, fiz uma alteração no servidor dhcp e no meu desktop usei seguinte comando: ifdown etho, apareceu o seguinte resultado: ifdown: interface eth0 not configured
fui até o aquivo /etc/network/interfaces e pra minha surpresa não aparece a linha que informa que o sistema deve receber ip por dhcp, segue abaixo com o está o arquivo:
# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).

source /etc/network/interfaces.d/*

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback

e a rede está funcionando normalmente, pesquisei e não encontrei resposta para o problemas, a resposta mais próxima dizia pra usar o comando /etc.init.d/network-manager sopt e depois start, mas continua na mesma.

desde já agradeço

att.
Luis Teixeira

.ºvº. | Linux, porque eu amo a liberdade!
/(L)\Linux User: #420124
.^.^.| Socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente sustentável

ICQ: 200-860-628 - Whatsapp: 91 9253-2087 - Skype: luisteixeira25