Re: Não consigo acentuar no konsole

Paulino Kenji Sato wrote:
> Ola,
> Essa situação costuma ocorrer quando a shell não suporta o "encoding"
> que o terminal esta enviando.
> A shell e o terminal estão falando línguas diferentes.
> rode  o comando locale e veja qual o encoding esta sendo usando, bem
> como a língua.
> Ira retornar linhas como essa:
> LC_CTYPE="en_US.ISO-8859-15"

	Meu locale está assim:

LANG=eo.UTF-8
LANGUAGE=
LC_CTYPE="eo.UTF-8"
LC_NUMERIC="eo.UTF-8"
LC_TIME="eo.UTF-8"
LC_COLLATE="eo.UTF-8"
LC_MONETARY="eo.UTF-8"
LC_MESSAGES="eo.UTF-8"
LC_PAPER="eo.UTF-8"
LC_NAME="eo.UTF-8"
LC_ADDRESS="eo.UTF-8"
LC_TELEPHONE="eo.UTF-8"
LC_MEASUREMENT="eo.UTF-8"
LC_IDENTIFICATION="eo.UTF-8"
LC_ALL=

> Que ser dizer, inglês americano codificação ISO-8859-1.
> Compare com o que esta configurado no KDE.
> locale -a ira listar os encoding suportados.
> Para testar, faça (na shell em questão)
> LANG=um_dos_locales_suportados
> LC_ALL=um_dos_locales_suportados
>
> Caso o locale desejado não esteja listado, rode o comando (como root)
> dpkg-reconfigure locales

locale -a

C.UTF-8
eo.utf8
POSIX
pt_BR.utf8

> Escolha os locales desejados e o que será o padrão global.
> No KDE, o mesmo locale padrão (ou por usuário) devera ser configurado.

	Estou respondendo essa mensagem com o Seamonkey.  Com ele estou
conseguindo acentuar normalmente. áéíóú ãõ à

	No konsole ao apertar a tecla "~" o "~" já é mostrado na tela.